O Microsoft Movie Maker era um bom software para edição de vídeos, mas ele não recebe nenhuma atualização desde 2014. Ele também não acompanha mais o Windows 10, mas é possível instalá-lo do mesmo jeito.

Confira abaixo como fazer para baixar e instalar o software na versão mais recente do sistema operacional da Microsoft. É sempre bom lembrar que, por não ser uma forma oficial, é possível que problemas de bugs e de compatibilidade ocorram durante o uso.

Obtendo e instalando o programa

O download do programa será feito através do Internet Archive, um tipo de biblioteca virtual, que hospeda apenas arquivos legais. Não é recomendado baixar este arquivo de outros sites, afim de evitar problemas com possíveis vírus. Veja:

publicidade
  1. Faça o download do Live Essentials através deste link pela opção “Windows Executable”;

    Reprodução

  2. Clique com o botão direito do mouse e use a opção “Executar como administrador”;

    Reprodução

  3. No setup, utilize a opção “Choose the programs you want to install”;

    Reprodução

  4. Deixe apenas a opção “Photo Gallery and Movie Maker” marcada e clique em “Install”;

    Reprodução

  5. Ao fim da instalação, você receberá uma mensagem de erro. Não se preocupe, o programa está instalado. Clique em “Close”;

    Reprodução

  6. Para abrir o aplicativo, abra o “Menu Iniciar” e procure por “Movie Maker” e faça a execução dele;

    Reprodução

  7. Leia os termos de uso, e se estiver em acordo clique em “Accept”.

    Reprodução

Pronto! O Microsoft Movie Maker já está instalado e você já pode utilizá-lo para fazer montagens em vídeo. Alguns recursos como a integração de serviços do YouTube ou Vimeo podem apresentar erros.

Reprodução

Resolvendo problemas de compatibilidades

Por se tratar de um programa descontinuado pela Microsoft, como dito anteriormente, ele talvez não rode em algumas máquinas sem uma pequena configuração. Para solucionar a maioria dos problemas referentes a compatibilidade do Windows, siga estes passos:

  1. Procure pelo “Movie Maker” no “Menu Iniciar”, clique com o botão direito do mouse nele e vá em “Abrir local do arquivo”;

    Reprodução

  2. Na nova janela, clique com o botão direito do mouse em “Movie Maker” e vá em propriedades;

    Reprodução

  3. Na guia “Compatibilidade”, marque a opção “Executar este programa em modo de compatibilidade” e selecione o “Windows XP” ou “Windows 7”. Clique em “Aplicar > Ok”.

    Reprodução

Depois destes passos, basta executar o programa e ele deverá abrir normalmente.