Quando você acessa sites na web, quase sempre deixa alguns rastros que podem ser encontrados por bisbilhoteiros, seja ao mexer no seu computador ou examinar o tráfego da sua rede. Separamos algumas dicas rápidas para quem não quer deixar nenhuma pista das atividades feitas na frente de um computador.

Use o modo anônimo dos navegadores

O modo anônimo não esconde completamente a sua presença, mas ajuda bastante. A principal função dele é não deixar registros dos sites que você acessou ou fez login. É muito bom para garantir seu anonimato no seu próprio computador: é um passo importante para quem quer ficar “invisível” na internet.

Use VPN

publicidade

Um programa de VPN – Virtual Private Network – é o segundo passo para se manter anônimo na web. Com ele, todos os seus passos dentro da web ficam mais seguros: é difícil para alguém conseguir traçar o que você fez e chegar até o seu computador. Nem mesmo a sua operadora de internet consegue rastrear o que você faz.

Existem diversas opções diferentes de VPNs para usar, tanto pagas quanto gratuitas. Para quem costuma navegar na web de redes Wi-Fi públicas – em cafés, por exemplo – o uso de uma VPN é ainda mais importante, garantindo que ninguém que consiga bisbilhotar o tráfego dessa rede saiba o que você está fazendo.

Use o HTTPS Everywhere

Criada pela Electronic Frontier Foundation, essa extensão para Chrome, Opera e Firefox criptografa todas as suas comunicações com sites, mesmo que eles não usem o protocolo HTTPS.

Use o navegador Tor

Bastante conhecido pelos entusiastas da privacidade, o navegador Tor promete acesso completamente anônimo e seguro à web ao esconder seu IP. Há uma perda na velocidade de carregamento dos sites, é verdade, mas é um pequeno preço a se pagar pela privacidade.

Experimente novos serviços de e-mail e busca

Quando você faz uma busca no Google, a empresa guarda essas informações para exibir anúncios que podem ser relevantes para você. É por isso que, depois de buscar por colchões, por exemplo, você começa a ver anúncios de colchões por toda a web. Usanddo um buscador alternativo – o DuckDuckGo -, você não precisa mais passar por isso, já que ele não vai guardar nenhuma informação do seu acesso.

Ainda existem serviços de e-mail que prometem anonimato completo, como o ProtonMail, com acesso tanto pela web quanto por smartphones e criptografia para todos os e-mails enviados e recebidos sem exigir muito esforço do usuário.