Como jogar games do PC no Android com o novo app do Steam

A Steam lançou recentemente o Steam Link, dispositivo que permite jogar títulos da plataforma em outros ambientes da casa sem precisar estar sentado no computador. Recentemente, a Valve expandiu essa possibilidade para as telas dos celulares ao liberar o app de mesmo nome para Android dispensando o uso do aparelho original. Confira agora como jogar os jogos da Steam em seu smartphone com Android!

Requisitos

Para que você tenha uma boa experiência ao utilizar o Steam Link para celulares, é recomendado possuir uma rede Wi-Fi de 5GHz. Apesar do recurso também funcionar em redes convencionais de 2.4GHz, travamentos podem aparecer de forma constante.

O aplicativo requer no mínimo a versão 5.0 do Android e um Steam Controller, ou outro controle Bluetooth que seja compatível com o seu aparelho.

Configurando o celular e o computador

Tendo tudo acima em mãos, será necessário usar o computador em conjunto com o celular para fazer a primeira configuração do Steam Link. Dito isto, siga os passos:

  1. Abra a steam no computador e realize o login;

    Reprodução
  2. Ligue o celular e conecte-se na mesma rede de seu computador;
  3. Realize o download do aplicativo Steam Link. Ao abri-lo, dê um toque em "Comece já";

    Reprodução
  4. Selecione qual o tipo de controle será utilizado. Você pode optar entre o Steam Controller ou um controle Bluetooth comum;

    Reprodução
  5. Feita a sua escolha, siga as instruções na tela para pareá-lo;

    Reprodução
  6. Após ter feito o pareamento, volte ao app do "Steam Link". O aplicativo buscará os computadores que estão na mesma rede que o seu celular;
  7. Selecione o seu computador na lista e anote o código mostrado;

    Reprodução
  8. No computador, digite o código que você acabou de anotar e clique em "Ok";

    Reprodução
  9. Aguarde o teste de rede ser concluído no celular. Ao final dele, você receberá uma estimativa de qualidade do serviço. Dê um toque em "Ok";
  10. Na nova tela, dê um toque em "Começar a jogar". Ao fazer isto, a Steam solicitará a instalação de um driver de áudio no computador. Então, no computador, siga as instruções que aparecerem na tela;

    Reprodução
  11. Abra o modo "Big Picture" na Steam ao clicar no ícone do controle conforme destacado na imagem abaixo, ou vá em "Exibir > Modo Big Picture";

    Reprodução
  12. De volta ao celular, dê um toque em "Começar a jogar" mais uma vez;

    Reprodução
  13. Agora, você já está com acesso ao computador pelo celular. Vá em "Biblioteca" para acessar sua lista de jogos;

    Reprodução
  14. Selecione um jogo e comece a jogá-lo.

    Reprodução

Este novo recurso funciona como um acesso remoto ao computador feito pelo celular, sendo assim, não podem ser executadas outras atividades no computador enquanto está se jogando no smartphone. Sempre que quiser jogar algo no celular, será necessário ligar o computador e fazer o login na Steam.

Reprodução

Melhorando a qualidade da transmissão

Caso você note que o jogo está rodando no celular com alguns travamentos, é possível fazer uma configuração que se adeque melhor a sua rede. Na tela inicial do Steam Link, vá em “Configurações > Transmissão” e selecione a opção “Rápida”.

Reprodução

Desta forma, o Steam Link consumirá menos recursos de rede para lhe oferecer uma experiência melhor, entretanto, a qualidade da imagem tende a ficar deteriorada.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ