Faz pouco tempo que o Android Q foi revelado pelo Google, inclusive com a possibilidade de já ser testado em alguns aparelhos da linha Pixel. Um dos recursos que mais chamou a atenção do público foi justamente a opção de notificações em bolhas, assim como já acontece no aplicativo do Messenger para Android.

A boa notícia é que não é preciso aguardar o lançamento do Android Q para estender este recurso a outros aplicativos instalados no seu celular. com uma versão anterior do sistema A seguir, veja como ter notificações flutuantes para interagir com alguns apps sem precisar abri-los.

Importante

Para realizar a tarefa mencionada acima será necessário obter um aplicativo gratuito na Google. O processo é bem simples de ser realizado, mas requer que algumas permissões sejam concedidas.

Como ter as notificações flutuantes no Android

O programa utilizado neste tutorial permite deixar qualquer notificação do sistema no modo flutuante, e, além disto, alguns programas de e-mail e mensagens como o Gmail e o WhatsApp, por exemplo, passem a exibir as suas notificações da mesma forma que o Messenger permitindo respostas rápidas. A seguir, veja como configurá-lo:

publicidade
  1. Acesse a Google Play e realize o download do nBubble – Notifications in bubble;
  2. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, toque em “Cancelar” e, então, em “Prosseguir”;

    Reprodução

  3. No menu de “Acessar notificações” e habilite a chavinha do “nBubble”;

    Reprodução

  4. De volta ao aplicativo, clique mais uma vez em “Prosseguir” e conceda mais uma permissão solicitada;

    Reprodução

  5. Na tela principal do aplicativo, toque em “Desativar nBubble para os aplicativos a seguir” e selecione quais apps não devem aparecer com notificações flutuantes. Por exemplo, recomendamos desabilitar o “Messenger” para não ter notificações duplicadas.

    Reprodução

Além do procedimento demonstrado acima, você também poderá definir o tempo limite pelo qual a notificação deve ser mostrada e também qual estilo preferido através do menu de “Configurações” do nBubble”.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como obter um sistema de notificações flutuante no Android antes do lançamento da nova versão do sistema.