Ao navegar na internet é sempre preciso ter cuidado com seus dados para que sua privacidade não acabe exposta de forma indevida. O projeto Tor começou como um navegador e, ao mesmo tempo, uma rede em que a navegação fica protegida. Assim, pode ser utilizado para acessar a Deep Web, que tem sites não indexados por buscadores comuns, como o Google e o Bing.

Recentemente, o projeto chegou aos aparelhos com sistema Android, mas em período de testes. Agora, alcançou uma versão estável e pronta para ser utilizada por mais usuários. A seguir, veja como obter e configurar o Tor para uso no Android.

publicidade

Quais as vantagens do Tor

O Tor tem alguns recursos específicos que garantem mais privacidade que os browsers comuns. Confira alguns de seus principais pontos:

  • DuckDuck Go é seu buscador padrão;
  • os sites são abertos de maneira isolada para cada domínio;
  • cookies e histórico de navegação são automaticamente apagados quando o navegador é fechado;
  • diferentemente de uma rede privada virtual (VPN), o Tor utiliza servidores “voluntários” para proteger a conexão.

Além de ter esses recursos, o Tor pode ser utilizado como navegador comum para acessar os sites do cotidiano, inclusive com opções de favoritos, abas anônimas e outras funções convencionais. É comum, entretanto, que a conexão fique mais lenta em razão da rede que ele utiliza — o uso da internet fora dele continua com a velocidade normal.

publicidade

Como instalar o Tor no Android

O processo de instalação do Tor no Android não é complicado: requer poucas configurações para que ele possa ser utilizado como um navegador comum. Veja:

  1. Acesse este link da Play Store e faça o download da versão estável do Tor Browser.
  2. Ao abrir o navegador, toque em “Conectar” e aguarde o processo ser concluído. Ele pode levar alguns segundos, a depender da velocidade da conexão:

    Reprodução

  3. Depois de abrir o navegador, toque no ícone representado por “três pontos” e entre em “Configurações de segurança”. Lá, defina o nível de segurança desejado para o Tor:

    Reprodução

Na última etapa, é preciso lembrar que, quanto maior o nível de segurança do Tor, mais sites podem apresentar erros ao serem carregados. Isso se deve aos bloqueios que o navegador fará, que podem influenciar elementos que seriam carregados a partir dele. Por padrão, o Tor traz as extensões HTTPS Everywhere e NoScript ativadas, além de ter suporte a demais complementos do Firefox.

publicidade