Hoje em dia é cada vez mais difícil usar a tecnologia com alguma privacidade, especialmente com os celulares, que são máquinas de coletar informações pessoais. No entanto, é problemático quando se descobre que uma função que deveria fornecer um pouco mais de privacidade simplesmente não funciona como deveria.

Estamos falando do caso recente envolvendo o Google, que foi denunciado em uma matéria da Associated Press, na qual é detalhado um problema: mesmo que um usuário dos serviços da empresa desabilite o Histórico de Localização, sua localização continua sendo coletada, e a única diferença é que a informação deixa de estar visível na Linha do Tempo do Maps.

Isso acontece porque, embora o Google não deixe isso muito claro, o Google possui outros métodos de coleta de informação de geolocalização, por meio de vários outros aplicativos e ferramentas.

Então, se você realmente não quer ter sua localização monitorada pelo Google, vai precisar cavar um pouco mais fundos nas configurações da sua conta. Veja como realizar o procedimento seguindo o passo-a-passo a seguir, mas vale a pena notar também que alguns serviços do Google talvez não funcionem tão bem quanto antes por causa disso.

publicidade

1. Primeiro de tudo, você precisa desligar o Histórico de localização do Google

Você pode fazer isso entrando neste link, que te levará para a página de Controle de Atividades da sua conta no Google.

2. Desabilite a opção “Histórico de Localização”

Reprodução

3. Agora procure na página a opção “Atividade na Web e de apps” e desligue

Reprodução