Não é incomum que após instalar um aplicativo da Play Store, o seu celular com Android comece a ficar um pouco mais lento. Entretanto, nem sempre é fácil identificar qual o app responsável por isto apenas ao usar o smartphone.

O Android, por sua vez, possui alguns recursos escondidos que permitem identificar quais são os aplicativos que estão gastando mais memória RAM do aparelho com um relatório completo, mas para chegar nestes menus é necessário fazer algumas configurações que irão liberá-lo. Veja:

Ativando o modo desenvolvedor

Para chegar no menu que possui o relatório completo, como dito anteriormente, é necessário realizar uma configuração, que no caso, consiste em ativar o modo de desenvolvedor. Basta seguir estes passos:

publicidade
  1. Acesse a tela de “Configurações” do aparelho e entre em “Sobre o telefone”;

    Reprodução

  2. Clique em “Informações do software” e dê 7 toques em “Número da compilação” ou até aparecer a mensagem que o “Modo de desenvolvedor” foi liberado.

    Reprodução

Acessando a função de monitoramento da memória RAM

Com o modo desenvolvedor ativado é que você conseguirá acessar a função que monitora por completo os processos do celular. Veja:

  1. Acesse a tela de “Configurações” do aparelho e entre em “Opções do desenvolvedor”;

    Reprodução

  2. Procure pelo item “Serviços em funcionamento” ou “Em execução”. Na lista de aplicativos, ao lado direito de seu nome, você verá por quanto tempo o aplicativo está em execução e o quanto de memória ele está consumindo. Ao clicar sobre um deles, você verá os processos secundários deles e pará-los;

    Reprodução

  3. Por fim, ao tocar em “Exibir processos cache”, você também pode para outros processos que ainda estão consumindo memória e pará-los, assim como fez no passo anterior.

Pronto! Desta forma, você consegue identificar os programas e até mesmo os seus processos, que não ficam visíveis em outras partes do sistema. Lembre-se que, ao parar a execução de um deles, pode ser que você não receba notificações ou precise reiniciá-los para que eles voltem a funcionar.