Através das navegações por gestos em celulares, algumas funções podem ser acessadas mais facilmente com pequenos toques, eliminando a necessidade, por exemplo, de entrar em um menu apenas para utilizá-las. Por sua vez, um dos últimos aplicativos a implementar este recurso foi o browser Google Chrome, que agora possui suporte a ações por gestos para facilitar a navegação em sites.

Esta nova função, apesar de já estar disponível na última versão do navegador, ainda não fica habilitada por padrão nele e, portanto, para ser utilizada, precisa que um parâmetro seja ativado dentro de suas configurações. Por enquanto, o processo funciona apenas no Android e ainda não existe um anúncio oficial do mesmo para o iPhone. A seguir, veja como habilitar a navegação por gestos no Chrome para Android.

publicidade
  1. Acesse a Google Play e certifique-se que o Google Chrome esteja atualizado para sua última versão;
  2. Abra o Google Chrome normalmente e acesse o endereço: chrome://flags;

    Reprodução

  3. Então, procure por “History navigation with gesture” e troque o seu valor para “enabled”. Após esta etapa, toque em “Relaunch now”.

    Reprodução

Em algumas versões do Google Chrome, o nome do processo ativado no último passo pode estar diferente. Sendo assim, se este for o seu caso, ao invés de procurar por “History navigation with gesture”, procure por “Overscroll history navigation” ou “enable gesture navigation”.

Agora, ao deslizar o dedo para a direito em qualquer parte de um site no Chrome, você poderá retornar a página em que estava anteriormente. Já ao deslizar o dedo para a esquerda, você estará avançando uma página. Se por algum motivo você quiser desabilitar este recurso, basta seguir os mesmos passos deste tutorial, mudando o valor da função para “Disabled”.

publicidade