Espécie de concorrente do YouTube, o Facebook Gaming permite que utilizadores da rede social possam fazer transmissões ao vivo de games em execução, além de interagir com seus seguidores em tempo real. Se você acompanha pessoas e empresas relacionadas a jogos, com certeza já deve ter visto algum evento do gênero rolando por lá nestes últimos dias.

Logo, confira neste tutorial como realizar transmissões ao vivo de jogos para o Facebook. Diferente das transmissões convencionais apenas com a câmera na rede social, esta tarefa necessita de um software adicional na máquina.

Instalando e configurando o software a ser utilizado

Para computadores existem diversas opções de programas para fazer a transmissão ao vivo de jogos, como o Wirecast, Open Broadcaster, XSplit e outros. No tutorial, por ser gratuito e um dos mais populares, a escolha ficou para o Open Broadcaster. Siga estes passos para obtê-lo e instalá-lo:

publicidade
  1. Acesse este link e clique em “Baixar instalador” para fazer o download;
  2. Execute o arquivo e prossiga com a instalaçao do programa. Na tela de componentes, não é necessário marcar a opção “Realsense source”.

    Reprodução

Agora que o Open Broadcaster já está instalado no computador, é necessário configurá-lo com algumas informações que o Facebook tem a respeito da transmissão. Isso quer dizer que o usuário deve pegar um endereço específico e uma chave, ambos essenciais para as transmissões ao vivo. Veja:

  1. Na tela inicial do Facebook, em seu feed de notícias, clique em “Vídeo ao vivo”;

    Reprodução

  2. Ao invés de deixar a transmissão a cargo de sua câmera, clique em “Conectar”;
  3. Marque a opção “Usar uma chave de stream persistente”; não feche a janela ou aba do navegador e abra o “Open Broadcaster”;

    Reprodução

  4. Agora, clique em “Ferramentas” e vá em “Assistente de configuração automática”;

    Reprodução

  5. Selecione a opção “Otimizar para transmissão, gravação é opcional” e clique em “Avançar”;

    Reprodução

  6. Na parte seguinte, deixe as opções conforme mostra a tela abaixo. Com esta configuração, o programa detectará qual a melhor forma de transmissão para o serviço que você selecionar posteriormente, levando em consideração a potência de sua máquina e conexão;

    Reprodução

  7. Em “Tipo de stream”, coloque a opção “Servidor de streaming personalizado”. Já nos campos abaixo, copie as respectivas informações que estão na página do Facebook que você deixou aberta. Clique em “Avançar” e em “Sim”;

    Reprodução

  8. Depois do teste de conexão ser realizado, clique em “Aplicar configurações”.

    Reprodução

Você já está quase pronto para fazer a transmissão no Facebook. Mas, antes, é necessário colocar no Open Broadcaster o que ele deve transmitir. Confira:

  1. Na tela inicial do Open Broadcaster, clique no ícone de “+” e vá em “Captura de jogo”;

    Reprodução

  2. Dê um nome para a fonte e clique em “Ok”. Você pode dar o nome que preferir, já ele não interfere em qualquer processo ou transmissão;

    Reprodução

  3. Agora, abra o jogo que você deseja transmitir e volte a tela do Open Broadcaster. Em “Modo”, deixe a opção “Capturar janela específica” e, em janela, basta selecionar o processo do jogo;

    Reprodução

  4. Clique em “Iniciar transmissão”;

    Reprodução

  5. De volta a página do Facebook, note que o seu vídeo será exibido no navegador. Agora, basta preencher os campos indicados na parte direita da página e clicar em “Transmitir ao vivo”.

    Reprodução

Pronto! Agora você já sabe como fazer transmissões ao vivo de jogos na plataforma do Facebook. Como você deve ter visto, no Open Broadcaster existem opções extras para você adicionar elementos como uma imagem da câmera e, assim, melhorar a qualidade e interação da sua transmissão.