Ao ter que fazer uma pesquisa para um trabalho lendo um documento impresso, você já deve ter se perdido no meio do texto, que pode acabar sendo bem extenso. Desta forma, localizar uma simples informação que lhe é necessária pode acabar levando alguns minutos preciosos de seu dia.

Graças ao uso de um aplicativo, caso você tenha um smartphone em mãos, achar a informação presente em um texto impresso pode acabar se tornando uma tarefa mais simples. A seguir, veja como fazer pesquisas em textos impressos usando o seu iPhone ou o Android.

Como fazer buscas em textos com o iPhone

Como você deve imaginar, infelizmente, o iPhone não conta com um recurso nativo para realizar a tarefa descrita acima. Entretanto, com o uso de um aplicativo, acaba sendo bem simples alcançar este resultado. Confira:

  1. Acesse a App Store e realize o download do aplicativo Search Cam;
  2. Ao abrir o programa pela primeira vez, conceda o acesso a sua câmera, que é necessário para o funcionamento dele;

    Reprodução

  3. Agora, aponte a câmera para um texto e digite o que deseja encontrar. Os resultados serão destacados por conta de um retângulo na tela do celular.

    Reprodução

Além de encontrar os textos diretamente pela câmera do celular, caso você já tenha uma foto tirada com o aparelho, também é possível realizar a busca nela por algum termo específico.

publicidade

Reprodução

Como fazer buscas em textos com o Android

Apesar do Android ter o Google Lens, ele ainda não tem uma função específica para fazer buscas em textos e, assim, ele também depende do uso de um aplicativo para isto. Veja:

  1. Acesse a Google Play e realize o download do aplicativo Find It;
  2. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, conceda a permissão para acessar a sua câmera;

    Reprodução

  3. Aponte a câmera do celular para o texto desejado e clique no botão representado por uma “lupa”;

    Reprodução

  4. Digite o termo que deseja procurar e os resultados ficarão grifados na tela. Caso você tenha mais de um termo para pesquisar, utilize o botão “+ Add search term”.

    Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como usar o seu celular para fazer buscas por termos em algum texto que você esteja lendo.