O prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se encerra nesta quarta-feira, 10. Estudantes que atendem a critérios pré-determinados podem solicitar pela internet para não pagar R$ 85 para realizar a prova.

O Olhar Digital preparou uma página especial ensinando como fazer para solicitar a isenção através da Página do Participante dentro do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os pedidos de isenção serão encerrados às 23h59 do dia 10 de abril.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber para realizar o pedido de isenção pela internet:

Quem pode pedir isenção da taxa de inscrição do Enem

publicidade
  • estudantes do último ano do ensino médio da rede pública de ensino;
  • candidatos que tenham cursado o ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais em instituições privadas, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • candidatos que se declararem em situação de vulnerabilidade socioeconômica por fazerem parte de famílias de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

É necessário apresentar documentações que comprovem a situação do candidato para que o pedido de isenção seja aceito. Caso o Inep entenda que a pessoa não atende às exigências para a isenção, o pedido será negado.

Para iniciar o processo do pedido de isenção, clique aqui para acessar a Página do Participante do Enem.

O pedido de isenção vai até o dia 10 de abril. No dia 17 de abril, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai divulgar a lista, também no portal do Enem, daqueles cujo pedido foi aprovado.

Os participantes que forem reprovados poderão entrar com recurso, no período de 22 a 26 de abril, na Página do Participante. O resultado do recurso será divulgado, no mesmo endereço, a partir do dia 2 de maio.

Ausentes em 2018

Candidatos isentos na edição 2018 do Enem e que faltaram aos dois dias das provas previsam justificar a ausência até às 23h59 do dia 10 de abril. Isso pode ser feito por este link. Caso o candidato não justifique a falta na prova anterior, ele terá que pagar a taxa de inscrição para a edição deste ano.

A lista de documentos necessária para justificar a ausência pode ser encontrada aqui.

Inscrições para o Enem

O período oficial de inscrição para o Enem 2019 começa no dia 6 de maio, com o fim previsto para o dia 17 de maio. Participantes que tiverem ou não a isenção aprovada também precisarão fazer a inscrição para participar do exame.