Praticamente todos os navegadores atuais contam com a opção para navegar de forma anônima, o que na prática, lhe deixar entrar em sites na internet sem deixar rastros por onde você passou ou no PC. Apesar de ser um recurso bem útil e amplamente divulgado, para utilizá-lo primeiro você deve abrir o navegador e depois abrir uma guia anônima.

Felizmente, caso você use um computador como o principal meio para acessar a internet, é possível fazer com que o Chrome e o Firefox sejam iniciados por padrão já em seu modo anônimo.

Importante

Os métodos exibidos a seguir não alteram nenhuma configuração padrão do seu navegador e nem dependem de extensões ou complementos.

Como fazer o Chrome ou o Firefox iniciar no modo anônimo

O grande truque para fazer o navegador iniciar no seu modo anônimo, na verdade, fica por adicionar um parâmetro a seu atalho. Desta forma, você até mesmo ter um ícone para abrir o Chrome no modo normal e outro para o modo anônimo. Confira:

publicidade
  1. Na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse e vá em “Novo > Atalho”;

    Reprodução

  2. Agora, clique em “Procurar” e encontre o executável do “Chrome”;

    Reprodução

  3. Ao final do caminho adicionado, coloque sem as aspas “ -incognito”. Lembre-se de dar um espaço entre o caminho do executável e o parâmetro;

    Reprodução

  4. Por fim, dê um nome para o atalho criado. 

    Reprodução

Caso você utilize o navegador Mozilla Firefox, o processo é praticamente o mesmo do Chome. A única diferença, é claro, fica por conta do caminho onde está o executável do Firefox e o parâmetro, que deve ser o “ -private”, também sem as aspas e com um espaço após o caminho do executável.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como é possível iniciar o seu navegador preferido no modo anônimo, sem ter que usar um menu ou atalhos para a tarefa.