Nos iPhones os usuários contam com o aplicativo do Apple Maps para fazer buscas por rotas e usar os serviços de GPS do celular. Apesar de funcionar bem para muitas funções, o programa não é tão completo quanto outras soluções e alguns usuários preferem utilizar o Google Maps em seu lugar.

Por sua vez, quem quer a praticidade de usar os comandos de voz da Siri, por padrão, acaba restrito com a utilização do Apple Maps. Felizmente, graças a um pequeno truque é possível contornar esta situação. A seguir, veja como procurar por rotas e outras informações no Google Maps usando a Siri.

publicidade

Como usar o Google Maps com a Siri

Para poder realizar este processo é necessário usar o programa Atalhos da App Store, que é desenvolvido pela Apple para que algumas funções possam ser automatizadas em seus aparelhos com o iOS. Primeiro, veja como obter e ativar este aplicativo:

  1. Acesse este link do Atalhos na App Store e realize o seu download;
  2. Certifique-se que o Google Maps também esteja em sua última versão;
  3. Acesse este link e, na mensagem que aparece, toque em “Obter atalho”. Uma vez adicionado, clique em “Biblioteca”;

    Reprodução

  4. Selecione o “Obter direção” na lista e conceda o acesso ao “reconhecimento de voz” e “microfone”;

    Reprodução

  5. De volta a tela da biblioteca, cancele o processo de ditado e toque no ícone representado por “três pontos”. Então, toque no botão que está ao lado de “Compartilhar”, assim como sugere a imagem abaixo;

    Reprodução

  6. Toque no botão “Adicionar à Siri” e clique no botão de “gravar”. Aqui, defina qual será a frase a ser dita para buscar uma rota no Google Maps;

    Reprodução

  7. Toque em “Ok” e em “Ok” novamente.

    Reprodução

Agora, ao abrir a Siri, tudo o que você precisa fazer é dizer o que foi gravado para poder realizar uma busca no Google Maps. Note que o processo é feito em duas etapas, portanto, primeiro o Google Maps é aberto e, em seguida, deve ser dado o endereço que você procura.

publicidade

Reprodução

Pronto! Após ter dado o nome do local que você procura, o Google Maps detectará o local em que você está e lhe mostrará a rota a ser seguida.

publicidade