Devido a necessidade de possuir os seus arquivos em qualquer lugar, os serviços de armazenamento na nuvem se popularizaram bastante. Nesse cenário, ainda é comum encontrar pessoas que acabem utilizando mais de uma conta, precisando dos mesmos arquivos para ambas credenciais.

Se você utiliza o Google Drive, você já deve ter notado que ao compartilhar um arquivo, a pessoa que recebê-lo também estará fazendo edições no seu documento original. Ainda assim, existe um método de realizar uma transferência de arquivos, sem que a pessoa acabe afetando o seu trabalho. Confira:

Como transferir arquivos de uma conta para outra no Google Drive

Para realizar esta tarefa mencionada acima não será necessário fazer a instalação de nenhum programa, ou seja, serão utilizados apenas recursos que se encontram dentro do próprio Google Drive. Além disso, o processo abaixo foi realizado em um computador, mas também pode ser executado em celulares, sendo que a interface e algumas funções acabam tendo o seu lugar trocado. Confira:

  1. Comece acessando a conta do Google Drive que possui o arquivo a ser enviado;
  2. Na lista de arquivos, selecione o que deverá ser enviado ao clicar com o botão direito do mouse e vá em “Compartilhar”;

    Reprodução

  3. Agora, adicione o e-mail de quem receberá o arquivo assim como está destacado na imagem abaixo e clique em “Enviar”.

    Reprodução

Neste momento, assim como foi dito anteriormente, o seu arquivo está apenas compartilhado com alguém. Na prática, tudo a que pessoa editar será visto por você e vice-versa. Então, para que isso não ocorra é necessário seguir estes passos:

publicidade
  1. Realize o login no Google Drive em que você recebeu o arquivo;
  2. Ao localizar o arquivo recebido, clique com o botão direito nele e selecione a opção “Fazer uma cópia”;

    Reprodução

  3. Após ter feito a cópia, você pode selecionar a opção de remover o arquivo compartilhado, sendo que ele será apena de sua conta, ou seja, ele continuará a existir na conta de quem faz o envio.

    Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como realizar a cópia de um arquivo no Google Drive sem que eles fiquem sincronizando informações entre si. Este é o método ideal de realizar cópias de documentos que possuam mais de uma versão.