Para ter acesso a algumas funções extras e burlar boa parte das restrições do serviço, muitas pessoas acabaram recorrendo a versões alternativas do WhatsApp como o GB WhatsApp ou WhatsApp Plus, por exemplo. Apesar destas versões terem funcionado bem até então, agora, usuários estão começando a serem banidos por seu uso.

Se você se encontra nesta situação, saiba que será necessário voltar a utilizar o programa oficial do WhatsApp, mas para isto será necessário fazer um processo um pouco diferente, que vai além de apenas desinstalar o aplicativo. A seguir, veja o que fazer para voltar ao WhatsApp oficial e evitar o banimento de sua conta.

Fazendo o backup da conversa

Antes de prosseguir para a desinstalação do aplicativo, é recomendado fazer um backup manual de suas conversas, a fim de evitar perder algum conteúdo importante neste processo. Para isso, basta seguir estes passos:

  1. Na tela principal do programa, toque no ícone representado por “três pontos” e vá em “Configurações”;

    Reprodução

  2. Toque em “Conversas”, vá em “Backup de conversas” e em “Fazer backup”.

    Reprodução

Caso o programa utilizado seja o GB WhatsApp, o caminho é um pouco diferente. Nele, você deve entrar neste menu: Mais Opções > Conversas > Salvar Conversas.

publicidade

Alterando o nome da pasta criada pelo programa

Após ter feito o processo acima, ainda é necessário alterar o nome da pasta que o programa alternativo criou, de forma que o WhatsApp possa passar a ter controle dela. Para isto, siga estes passos:

  1. Acesse a Google Play e faça o download do Cx Explorador de arquivos;
  2. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, toque em “Permitir” e vá em “Armazenamento principal”;

    Reprodução

  3. Na nova tela, selecione a pasta do GBWhatsApp ou do programa que você utiliza e toque em “Renomear”. Coloque o nome “WhatsApp” e toque em “Ok”.

    Reprodução

Não são todas as versões alternativas do WhatsApp que acabam mudando o nome da pasta padrão do aplicativo. Portanto, caso a sua pasta já esteja com o nome “WhatsApp” e não exista uma pasta com o nome do programa alternativo, você pode pular esta etapa.

Com todas estas etapas já realizadas, você agora deve instalar o programa oficial do WhatsApp pela Google Play ou através de seu APK, que pode ser obtido no site oficial do aplicativo. Uma vez instalado, será necessário passar pelo processo de configuração dele com o seu número de telefone e, então, você poderá desinstalar o programa alternativo para evitar ser banido do serviço.

O que fazer se a conta está banida

O banimento da conta do WhatsApp deve ser de no máximo 72 horas, entretanto, se você achar que foi banido indevidamente, ainda é possível entrar em contato via e-mail com o suporte técnico do aplicativo, que podem ser encontrados neste link.