Smartphones guardam uma quantidade incrível de imagens: não apenas as fotos tiradas com a câmera do smartphone, mas também aquelas enviadas por grupos no WhatsApp.

Isso cria um problema para usuários, já que muitas vezes as imagens do WhatsApp acabam dando as caras na galeria em meio a todas as tiradas com a câmera e nem sempre isso é uma coisa boa. Felizmente é possível evitar que isso aconteça.

publicidade

Você vai precisar de um app para gerenciamento de arquivos – as dicas abaixo são com o Solid Explorer, um app pago com período de testes de duas semanas, mas diversos outros disponíveis na Play Store podem fazer a mesma coisa e são gratuitos.

Reprodução

publicidade

Abra o gerenciador de arquivos

Novamente, para nosso guia vamos usar o Solid Explorer, mas qualquer outro gerenciador de arquivos é capaz de fazer a mesma coisa, então você pode escolher o da sua preferência.

publicidade

Vá até a pasta que você quer esconder as imagens

No caso da galeria do WhatsApp, procure o diretório relacionado ao app, entre em “Media” e abra a pasta “WhatsApp Images”.

publicidade

Crie um arquivo vazio

Lá dentro, tudo o que você precisa fazer é criar um único arquivo vazio. E é bem fácil fazer isso: toque o botão “+” na parte inferior direita da tela e escolha “Novo arquivo”. Crie um arquivo com o nome “.nomedia”.

Um arquivo vazio com esse nome vai “avisar” apps de galeria de que não é para fazer uma varredura nessa pasta em busca de imagens.

Em outras palavras, esses apps vão simplesmente ignorar a existência da pasta, e não exibirão nada do que estiver guardado lá dentro. E é isso.

Você pode repetir os passos para todas as pastas que desejar esconder do app da galeria, e não correrá mais o risco de alguém ver fotos que não deveria ver, além de ficar mais fácil encontrar quais realmente são as suas fotos, em vez de ter que buscar em meio a memes e outras coisas enviadas pelo WhatsApp.