Uma preocupação para todos que utilizam celulares é com a sua bateria, uma vez que ficar sem carga inutiliza o aparelho momentaneamente. A solução para quem não está com uma tomada ao lado nessas horas é recorrer a um carregador portátil, também conhecido como power bank.

Apesar de modelos diferentes destes dispositivos serem muito parecidos, as especificações deles acabam variando bastante e, é necessário estudar qual a melhor opção para o seu celular. Para lhe ajudar nesta tarefa, o Olhar Digital separou algumas dicas que lhe ajudarão a escolher o carregador portátil certo para o seu telefone. Confira:

publicidade

De olho na potência

Assim como as baterias dos celulares, os carregadores portáteis também possuem um valor de carga máxima, que é um de seus pontos mais importantes. Através deles é que você conseguirá determinar quantas cargas o dispositivo fará em seu celular.

publicidade

Reprodução

Na maioria dos carregadores portáteis, entretanto, você consegue utilizar 100% de sua carga. Assim, o ideal é que o número total de sua potência seja um pouco mais que o dobro da bateria de seu celular. Por exemplo, se tiver um celular com uma bateria de 3.500 mAh, procure um carregador portátil que tenha ao menos 8.000 mAh.

publicidade

Conferindo a velocidade de carregamento

Atualmente, os carregadores portáteis vêm com valores de amperagem diferentes, que variam na maioria dos casos entre 1A e 2A. Esta parte reflete diretamente na velocidade de carregamento que ele fornecerá para um aparelho.

publicidade

Como você pode imaginar, o power bank que trouxer 2A de velocidade será mais rápido. Entretanto, é necessário tomar cuidado com os dispositivos que trazem duas portas USB para o carregamento. Nestas situações, geralmente, apenas uma das portas oferecerá a velocidade máxima para carregar seu celular.

Além da velocidade dada pela amperagem do carregador portátil, os aparelhos mais recentes já contam com entradas USB tipo C. Quando elas estão presentes, caso o seu celular tenha o suporte necessário a elas, a velocidade de seu carregamento em algumas situações pode ser dobrada.

Reprodução

Mecanismos de segurança

Outro ponto importante a ser levado em consideração na hora da compra de um aparelho destes é com os mecanismos de segurança que eles oferecem. Carregadores portáteis de marcas desconhecidas nem sempre são confiáveis e podem danificar seu celular caso possuam mecanismos falhos.

Hoje, existem três informações importantes a segurança, que quando presentes, estão na embalagem do produto. Estes mecanismos são:

  • Gel híbrido – Uma camada interna que protege o carregador portátil de quedas e outros impactos;
  • Circuitos de proteção – Evitam que o aparelho que está sendo carregado sofra com uma sobrecarga de energia;
  • Termômetro – Evitam o superaquecimento do carregador portátil de forma que ele não trabalhe em temperaturas inseguras.

Por último, mas não menos importante, também não deixe de conferir na embalagem se o selo da Anatel consta nela. Ele é extremamente importante para saber se o dispositivo que você está adquirindo passou em testes rigorosos de qualidade.

Pronto! Com estas dicas, você conseguirá escolher o carregador portátil ideal para o seu celular nunca mais ficar sem bateria.