O Google lançou na segunda-feira, 18, um recurso oficial para envio de SMS através de computadores para quem utiliza o aplicativo Android Mensagens. A função já está disponível e deverá chegar a todos os usuários de forma gradual, até o próximo fim de semana. Nós já tivemos acesso ao recurso e mostramos abaixo como utilizar o aplicativo na sua máquina.

O serviço para computadores é acessado via navegadores e exige que o celular esteja ligado durante o uso. Ele funciona de forma similar ao WhatsApp Web, até mesmo nas etapas para acessá-lo. Dito isto, seguem os passos:

  1. Caso ainda não tenha o Android Mensagens no smartphone, faça o download dele na Google Play;
  2. Agora, no computador, acesse este link;

    Reprodução

  3. De volta ao celular, abra o aplicativo, clique no ícone representado por três pontos e acesse a opção “Mensagens na Web”;

    Reprodução

  4. Toque em “Ler código QR”, conceda a permissão para tirar fotos e aponte a câmera do aparelho para o QR Code no computador

    Reprodução

Pronto! Ao lado direito da tela você encontrará a lista de contatos, enquanto as conversas ficarão ao lado esquerdo. Lembre-se que o envio das mensagens pelo serviço fica sujeito a cobrança de acordo com o plano da operadora contratada por você.

Reprodução

publicidade

A versão web do Android Mensagens não permite fazer o envio de mensagens de voz ou da localização atual como é feito nos smartphones.

Como se desconectar do serviço

Para deixar de utilizar o aplicativo na web, não basta fechar a aba do navegador. Siga este simples passo para fazer o logout corretamente:

  1. No serviço web clique no ícone representado por “três pontos” e vá em “Sair.

    Reprodução

O aplicativo web pode ser utilizado em mais de um computador, porém, apenas uma máquina por vez poderá ter acesso as conversas ou mensagens.