Como encontrar o DNS mais rápido para acelerar sua conexão no Android

Fazer a troca para o servidor DNS mais rápido no Android pode deixar sua internet mais veloz e estável

Ao fazer o acesso a um site, antes dele ser aberto, existe um processo da sua conexão acessar um servidor DNS, que é o responsável por interpretar qual o IP dele. Apesar de você não ver esta etapa ocorrendo efetivamente, usar um bom servidor DNS pode deixar a sua conexão com a internet mais estável e até mesmo mais rápida.

O Olhar Digital já mostrou antes como trocar o servidor de DNS do Windows para a opção mais rápida, sendo que no Android também é possível realizar este mesmo procedimento, uma vez que ele também depende destes servidores para acessar sites na internet.

A seguir, veja como descobrir qual o melhor DNS e como configurá-lo no Android.

Como fazer o teste de DNS

Infelizmente, o Android não possui uma ferramenta nativa para efetuar testes de velocidade em servidores DNS. Entretanto, na Google Play existem boas opções para esta tarefa. Veja como prosseguir:

  1. Acesse a Google Play e realize o download do aplicativo DNS Speed Test;
  2. Ao abri-lo pela primeira vez, prossiga com a explicação de como ele funciona;

    Reprodução
  3. Ao fim da explicação, toque no ícone de “atualizar” conforme está destacado na imagem abaixo e aguarde o teste ser realizado. Anote o IP do servidor DNS mais rápido.

    Reprodução

Além dos DNS já pré-definidos pelo programa, você também pode adicionar outros servidores para os testes. Para isto, basta tocar no ícone representado por um sinal de “+” e entrar com as informações solicitadas.

Como configurar o melhor DNS no Android

Depois de ter realizado o teste de DNS, o programa utilizado acima não traz uma opção de já aplicar a sua configuração. Sendo assim, é necessário trocar o DNS do Android manualmente. Confira como é feita esta etapa:

  1. Depois de ter anotado os endereços de IP dos melhores servidores, abra a tela de “Configurações” do Android e entre em “Conexões”;

    Reprodução
  2. Clique em “Wi-Fi” e, então, toque e segure sobre a conexão ativa até aparecer a opção “Gerenciar configurações de rede”;

    Reprodução
  3. Marque a opção “Mostrar opções avançadas” e troque a opção “DHCP” por “Estático”;

    Reprodução
  4. Troque os campos de “DNS” pelos IPs que você anotou do programa e clique em “Salvar”;

    Reprodução
  5. Após realizar este processo, é recomendado desabilitar e reativar a conexão Wi-Fi.

    Reprodução

Pronto! Agora, você já está com o DNS mais rápido configurado e pronto para uso em seu celular Android.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ