Ao utilizar o seu celular com Android durante o dia-a-dia, não é sempre que você pode atender a todas ligações que são recebidas nele. Nestes casos, ao invés de perder uma ligação, caso você tenha alguém ou outro número em que seja mais cômodo receber a chamada, saiba que é possível configurar o sistema para encaminhá-las de forma automática.

Enquanto alguns celulares já possuem este recurso de forma nativa, dependendo de sua fabricante, pode ser que seja necessário instalar um programa para a tarefa. A seguir, veja como encaminhar chamadas recebidas no Android automaticamente:

Pelo Android sem apps

A primeira parte desta matéria ensina como é feito o processo diretamente no Android, sem precisar recorrer a aplicativos da Google Play. Os passos abaixo foram realizados em um celular da Samsung e podem mudar dependendo da marca do seu aparelho. Confira:

publicidade
  1. Acesse a parte de “Telefone” do Android, clique no ícone representado por “três pontos” e vá em “Configurações”;

    Reprodução

  2. No menu, procure por “Mais configurações” e entre em “Encaminhar chamadas”;

    Reprodução

  3. Selecione a opção “Chamada de voz”, quando deve acontecer o encaminhamento e qual o número que receberá a ligação.

    Reprodução

Para desativar o encaminhamento de chamadas feito por este método, basta entrar novamente neste menu e tocar no número de telefone que foi selecionado para receber as ligações.

Com o uso de aplicativos

Caso o seu telefone não tenha o recurso nativo exibido acima, você ainda pode ter esta função através de um aplicativo que está na Google Play. Veja:

  1. Acesse a Google Play e realize o download do Automatic Call Forwarding;
  2. Ao abri-lo, conceda a permissão solicitada e clique em “Continue”;

    Reprodução

  3. Na próxima tela, aperte os três botões “Default” e prossiga;

    Reprodução

  4. Caso deseje, forneça a permissão do acesso ao “acelerômetro” para algumas funções mais avançadas do programa. Ela não é necessária;
  5. Toque e segure no botão indicado na imagem abaixo, conceda a permissão solicitada e selecione o número para o qual as chamadas devem ser encaminhadas, se preferir, é possível selecionar o telefone por meio de seus contatos. Por fim, toque em “Activate Call Forwarding”.

    Reprodução

Agora, todas as ligações recebidas enquanto o programa estiver ativo serão encaminhadas para o telefone definido por você. Para desabilitar o programa, basta repetir estes passos acima e usar o botão “Deactivate Call Forwarding” no quinto passo.