O Android é um sistema operacional móvel bem mais aberto e livre do que o seu principal rival, o iOS, da Apple. Quase tudo pode ser modificado na interface de um celular com o software do Google, mesmo o que, a princípio, pareça imutável.

A barra de status do Android é um bom exemplo. A última fileira de informações, no topo da tela de qualquer celular com o sistema, está sempre ali indicando a hora, a situação da rede móvel, da internet e a carga da bateria, não importa qual versão do Android você use.

publicidade

Mas quem tem um celular com Android puro – como os da Motorola ou os da linha Nexus e Pixel, do Google – pode muito bem modificar essa barra de status e deixar ali apenas os ícones que quiser, ou editar alguns deles, se preferir.

Se você tem um Android puro, siga as etapas abaixo para customizar a barra de status do seu smartphone sem precisar instalar nada.

publicidade

1. Abra o menu de configurações rápidas (deslizando o dedo sobre a tela, de cima para baixo). Em seguida, mantenha pressionado o ícone de uma engrenagem no canto superior direito até que ela comece a girar, e então solte;

Reprodução

publicidade

2. Você ativou o modo de customização de interface do Android, um recurso “secreto” destinado a desenvolvedores de apps. Agora, vá até a opção “Sintonizador System UI” no aplicativo de configurações;

Reprodução

publicidade

3. Um alerta vai surgir na tela avisando que qualquer alteração na interface do Android deve ser feita com cuidado, já que alguns recursos podem deixar de funcionar após updates do sistema. Toque em “Entendi” para continuar. Em seguida, toque em “Barra de Status”;

Reprodução

4. Nesta página, ligue ou desligue o interruptor do ícone que você quer manter ou apagar da barra de status do celular. Você pode também acrescentar informações, como a porcentagem da carga da bateria ou os segundos do horário.

Reprodução