Como economizar espaço em disco ao converter vídeos utilizando o codec H.265

Converter arquivos de vídeo para o codec H.265 ajuda você a economizar espaço em disco

Todos os vídeos que você executa, impendentemente da plataforma em que estão sendo executados dependem de codecs, que são responsáveis por carregar as informações de vídeo, áudio e outros dados. Também é preciso ressaltar que não existe apenas um tipo de codec e sua seleção é extremamente importante para manter o arquivo final de vídeo balanceado entre um bom tamanho e qualidade.

Se você possui uma coletânea de vídeos em seu computador e ele estão ocupando muito espaço em disco, a solução pode ser convertê-los para o codec H.265, que consegue justamente oferecer uma qualidade decente de áudio e vídeo aliado a um bom tamanho final. A seguir, veja como fazer a conversão de vídeos para o formato H.265 no computador.

Como funciona

Para fazer a conversão de um codec para outro no Windows é necessário recorrer a programas de terceiros, uma vez que o sistema não traz funções nativas para esta tarefa. Além disto, é preciso ressaltar que a velocidade do processo acaba variando de acordo com o seu processador e placa de vídeo, que são utilizados na conversão consumindo recursos podendo deixar a máquina lenta.

Como fazer a conversão de vídeos para o codec H.265

Este codec, por ser mais novo, ainda não é suportado por muitos conversores de vídeo. O Olhar Digital optou por utilizar uma ferramenta gratuita para este tutorial, o programa HandBrake. Confira como utilizá-lo:

  1. Acesse este link para realizar o download do HandBrake;

    Reprodução
  2. Após ter baixado o arquivo, realize a sua instalação normalmente. Não é necessário alterar nenhum parâmetro dela;
  3. Ao abrir o programa, clique em “File” e selecione o arquivo de vídeo a ser convertido;

    Reprodução
  4. Na nova tela, entre na guia “Video” e mude a opção do “Video Codec” para “H.265 (x265)”. Aqui, caso deseje, você também pode mudar outras opções como a quantidade de quadros por segundo do vídeo;

    Reprodução
  5. Ao lado de “Save as”, clique em “Browse” e selecione a pasta onde será salvo o arquivo de vídeo convertido;

    Reprodução
  6. Por fim, de volta a tela do programa, clique em “Start Encode”.

    Reprodução

Agora, basta navegar até a pasta onde o arquivo foi salvo para reproduzi-lo ou copiá-lo para outro dispositivo. Este codec, em teoria, consegue diminuir arquivos em até 35% de seu tamanho quando convertidos a partir do codec H.264, seu antecessor. A diferença de tamanhos, é claro, varia de acordo com o tempo do vídeo, codec de áudio e outros fatores.

O que fazer caso o vídeo não seja reproduzido corretamente?

Por se tratar de um codec mais novo, caso você não tenha os arquivos necessários instalados em seu computador ou celular, pode ser que o vídeo não seja exibido corretamente. Caso isso lhe ocorra, a solução mais prática é baixar um reprodutor de vídeos com suporte ao H.265 como o VLC Player, que está disponível tanto para computadores quanto para celulares.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ