Quando falamos em telas de qualquer tipo, a primeira informação que procuramos é o seu tamanho, geralmente medido em polegadas. Mas você sabe realmente como é feita essa medição?

Antes de tudo, é necessário saber o que é uma polegada. Trata-se de uma unidade de medida de distância do sistema imperial, pouco usado no mundo fora dos Estados Unidos, mas que é extremamente recorrente. Uma polegada é equivalente a 2,54 centímetros no sistema internacional de unidades.

A partir daí, é necessário saber como é feita a medição. O que poucas pessoas sabem é que quando falamos em tela, o número de polegadas apresentadas é referente à sua diagonal. O valor não é referente nem à largura nem à altura do painel.

Reprodução

publicidade

Você pode fazer o teste na sua própria casa. Se você não tem uma régua que tenha a medida de polegadas, basta fazer a medição da ponta superior direita à ponta inferior esquerda do painel e dividir o número por 2,54.

Ou, se você preferir, pode desenterrar o teorema de Pitágoras que você deve ter aprendido no ensino fundamental. Lembra da soma do quadrado dos catetos que é igual ao quadrado da hipotenusa? Basta lembrar da fórmula “altura² + largura² = diagonal²”. Para calcular, meça a altura e a largura da tela, eleve ambos os números ao quadrado e some-os. Em seguida, basta fazer a raiz quadrada do valor encontrado e você terá sua diagonal de tela. Se você usou valores em centímetros, ainda será necessário converter o valor em polegadas dividindo-o por 2,54.