Nesta semana, além do feriado de Nossa Senhora Aparecida, comemora-se também, na quinta-feira, 12 de outubro, o dia da criança. É nessa época que muita gente decide trocar sua foto de perfil do Facebook ou apenas decide postar no Instagram uma imagem antiga, de quando era criança, normalmente de uma época em que não existiam câmeras digitais.

O problema é que, para fazer isso, algumas pessoas recorrem a um velho scanner encostado no armário ou apenas tiram uma foto da foto. No primeiro caso, o processo é lento e trabalhoso. No segundo, o resultado são fotos em baixa resolução, com reflexos ou detalhes perdidos.

publicidade

Mas existe um app que resolve esse problema: o PhotoScan, do Google. O que ele faz, como o nome sugere, é digitalizar imagens de maneira mais simples do que usar um scanner ou uma multifuncional tradicional. Entre muitas outras ofertas semelhantes, essa é a melhor maneira que você pode encontrar para digitalizar fotos antigas usando o seu celular. Isso graças ao uso perspicaz que o Google faz de inteligência artificial no app.

Antes de tudo, você vai precisar instalá-lo – clique aqui para baixar pelo Google Play, no Android, ou aqui para ir pela App Store, no iOS. Com o aplicativo aberto, basta apontar a câmera do seu celular para a foto que você quer digitalizar e posicioná-la dentro da moldura.

publicidade

Pode levar alguns segundos até que você encontre a posição correta, mais próximo ou mais longe da foto, e isso requer um pouco de coordenação motora. Não se preocupe com tremidas, porém, já que o app sabe compensá-las depois.

Reprodução

publicidade

Em seguida, é só pressionar o botão principal para começar a digitalização. O aplicativo vai ligar o flash/lanterna do seu celular e pedir que você posicione a câmera sobre os quatro cículos que aparecem na tela, a fim de “ticar” os quatro quadrantes da foto. Depois disso, basta esperar que a inteligência artificial do app faça a mágica acontecer.

As fotos saem incrivelmente bem definidas (dependendo, é claro, da qualidade da câmera do seu celular) e sem sinal de reflexos ou sombras. O app faz mais do que apenas tirar uma foto da sua foto: ele a passa por um tratamento digital, que remove todo tipo de imperfeição.

publicidade

Compare o resultado abaixo. Primeiro, uma foto da foto. Veja as sombras, o baixo contraste e o reflexo da luz sobre a imagem.

Reprodução

Agora, a mesma foto digitalizada pelo Google PhotoScan. A diferença é nítida.

Reprodução

Além de rápido e simples de usar, e de também ser capaz de digitalizar outros documentos em papel, o melhor recurso do PhotoScan é a conexão com o Google Fotos e seu sistema inteligente de armazenamento de imagens na nuvem.

Além de organizar suas fotos por data ou local, o app reconhece também os rostos nas imagens, facilitando ainda mais a pesquisa por fotos antigas de amigos ou parentes já guardadas na sua conta online.