Você acaba de comprar um smartphone Android após anos vivendo em outro sistema operacional, como o iOS ou o Windows Phone – ou mesmo sem um smartphone?

Se a sua resposta for sim, então é provável que você tenha alguma dificuldade para se acostumar a recursos simples do seu novo aparelho.

publicidade

Neste tutorial, vamos explicar para você como desinstalar um aplicativo pelo qual você não tem mais interesse neste seu novo smartphone Android. Confira o passo-a-passo.

1. Abra o aplicativo de configurações. Ele pode ter diferentes nomes, dependendo da fabricante do seu celular, como “Configurar”, “Ajustes” ou “Opções”. O ícone dele geralmente é uma engrenagem;

publicidade

2. Com o app de configurações aberto, procure por uma opção que identifique a lista de aplicativos instalados no seu aparelho. Veja abaixo onde encontrá-la em diferentes marcas de celular;

Reprodução

publicidade

Reprodução

3. Após selecionar esta opção, você verá uma lista de apps que estão instalados no seu celular. Procure aquele que você quer desinstalar e toque nele;

publicidade

4. Nesta página, você verá os dados que o aplicativo consome, quanto espaço ele ocupa na memória e outras informações. Aqui não tem segredo: é só tocar em “Desinstalar” para se livrar do app;

Reprodução

Reprodução

Note que nem todo aplicativo pode ser desinstalado. Alguns são essenciais para o funcionamento do Android ou são pré-instalados pela fabricante.

Nestes casos, o que você pode fazer é desativá-los, o que fará com que estes programas consumam recursos mínimos do smartphone, ainda que não sejam apagados.

Apenas tome cuidado para não desativar um aplicativo que seja crítico para o sistema Android, já que isso pode acarretar problemas para o funcionamento do aparelho como um todo.