O Facebook é a rede social mais popular do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários, mas sua imagem foi comprometida devido a escândalos recentes de privacidade. Muitos destes episódios, inclusive, motivaram a desistência de parte das pessoas de utilizar o serviço. O mais recente deles, por sua vez, mostrava que aplicativos do Android estariam mandando informações pessoais suas para a rede social sem que você soubesse.

Atualmente, ao comprar um aparelho não é incomum que o aplicativo do Facebook já venha instalado nele, mesmo que você não tenha qualquer interesse em usar a rede social. Desta forma, diferente do que se possa imaginar, o processo para fazer a remoção do app no celular nem sempre é tão simples quanto parece dependendo da sua fabricante. A seguir, confira como desinstalar o aplicativo do Facebook e seus serviços no Android ou no iPhone:

No Android

A desinstalação do aplicativo do Facebook no Android não difere muito de outros programas quando a fabricante não coloca empecilhos para isso. Assim, para removê-lo, basta seguir estes passos:

publicidade
  1. Entre na tela de “Configurações do aparelho” e vá em “Aplicativos”;

    Reprodução

  2. Procure o Facebook na lista e, ao acessá-lo, clique em “Desinstalar”. Na mensagem, toque em “Ok”.

    Reprodução

Ao desinstalar o Facebook, o Messenger, seu aplicativo de mensagens, continua instalado. Portanto, caso deseje removê-lo também, é necessário repetir o processo acima com ele.

-> Tudo sobre o Facebook: história e dicas de segurança para usar a rede social!
-> Como entrar no Facebook: problemas comuns e dicas de login

Quando o Android não permite a desinstalação

Dependendo da marca do seu aparelho, pode ser que o Facebook já venha pré-instalado e não tenha como fazer a desinstalação do app seguindo os procedimentos listados acima. Nestes casos, existem duas opções:

A primeira e mais simples, consiste em apenas ‘desativar’ o aplicativo. Ou seja, ele não é desinstalado, mas deixa de funcionar e rodar em segundo plano. Para fazer isto, é necessário seguir estes passos:

  1. Entre na tela de “Configurações do aparelho” e vá em “Aplicativos”;

    Reprodução

  2. Procure o “Facebook” na lista, clique em “Desativar” e em “Desativar” novamente. Se necessário, faça o mesmo processo para o “Messenger”.

    Reprodução

Caso queira reativá-lo para voltar a usá-lo, basta entrar no mesmo menu e usar a opção “Ativar”. Como dito acima, esta forma apresentada não desinstala o aplicativo, mas existe um meio de ainda removê-lo. Para isto, será necessário o uso de um computador junto com o Android. Primeiro, começando no Android, ative o modo de desenvolvedor e a depuração USB do sistema da seguinte maneira:

  1. Acesse a tela de “Configurações do aparelho” e vá em “Sobre o dispositivo”. Entre em “Informações do software” e dê 7 toques em “Número da versão”;

    Reprodução

  2. Volte ao menu principal das “Configurações do aparelho”, entre em “Opções do desenvolvedor” e habilite o item “Depuração USB”.

    Reprodução

Agora, no computador, é necessário instalar os drivers ADB e as ferramentas dele para gerenciar o Android. Veja:

  1. Realize o download dos drivers ADB por este link e instale-os;
  2. Então, faça o download das ferramentas ADB e extraia o conteúdo do arquivo ZIP para uma pasta de fácil acesso. Se possível, crie uma pasta chamada “adb” na raiz do C:\;
  3. Conecte o celular ao computador e deixe-o no modo de transferência de arquivos;
  4. Abra o “Prompt de comando” como administrador pelo “Menu iniciar”;

    Reprodução

  5. Entre com o seguinte comando para acessar a pasta onde estão as ferramentas do ADB: cd c:\adb\platform-tools;

    Reprodução

  6. Para ter certeza que o celular está sendo reconhecido como deve no computador, entre com o comando: adb devices. Caso apareça a palavra “unauthorized”, desbloqueie o celular e conceda a permissão para ser feita a depuração USB;
  7. Agora, inicie a ferramenta ADB com o comando: adb shell;

    Reprodução

Para listar os aplicativos e serviços do Facebook que vem instalados de fábrica no seu aparelho, entre com o comando: pm list packages | grep ‘facebook’. 

Reprodução

Note que o comando utilizado listará mais de um aplicativo para o Facebook. Portanto, para removê-lo por completo, será necessário desinstalar todos eles com o comando: pm uninstall -k nome do pacote.

Reprodução

Depois da desinstalação do Facebook, caso seja de sua vontade, o processo pode ser repetido com o Messenger. O comando que você utilizará é o mesmo, a diferença é que no comando para listar os aplicativos instalados, deve-se usar o “Messenger” no nome do pacote.

No iOS

O processo para desinstalar o Facebook nos iPhones e outros dispositivos da Apple é bem mais fácil e segue o método universal da remoção de aplicativos. Confira como fazê-lo em apenas um passo:

  1. Procure o Facebook na grade de aplicativos do iPhone. Toque e segure sobre ele até aparecer o “X”. Clique nele e, na mensagem, em “Apagar”.

    Reprodução

Pronto! Agora você já sabe como remover os aplicativos do Facebook que estão instalados no seu celular com Android ou iOS.