Quando o Windows está sendo utilizado em um notebook, não é incomum que você note que a bateria dele comece a durar menos depois de algum tempo. Isto pode acontecer devido a uma série de fatores, tais como um programa que está atrapalhando a autonomia dela ou até mesmo a bateria que já está um pouco gasta.

Desde as últimas versões do Windows 10, a Microsoft vem implementando algumas formas de descobrir quais são os aplicativos que estão gastando mais bateria no computador. Veja como saber quais são eles:

Em tempo real

A forma para descobrir quais são os aplicativos que estão gastando mais bateria em tempo real é bem simples. Assim como já ocorre com outros itens como disco, CPU ou memória RAM, a quantidade de bateria sendo gasta pode ser verificada pelo gerenciador de tarefas. Confira:

publicidade
  1. Aperte as teclas “Ctrl + Shift + Esc”;
  2. Se necessário, clique em “Mais detalhes”;

    Reprodução

  3. As últimas colunas devem mostrar o quanto de bateria cada processo do sistema está utilizando.

    Reprodução

Para que este método funcione é necessário estar rodando o Windows 10 com a atualização de outubro.

Relatório completo

Além de verificar em tempo real os aplicativos que mais estão gastando bateria, também é possível checar um relatório que mostra informações mais completas neste quesito para cada programa instalado. Veja:

  1. Aperte as teclas “Win + I” para abrir a tela de configurações do Windows;
  2. Entre em “Sistema”;

    Reprodução

  3. Clique em “Bateria”;

    Reprodução

  4. Acesse a opção “Veja quais apps estão afetando a duração da bateria”;

    Reprodução

  5. Na tela, basta usar os filtros para verificar os aplicativos que estão consumindo bateria.

    Reprodução

Pronto! Com essas dicas você já pode saber por onde começar a procurar os aplicativos responsáveis pelo alto consumo de bateria e, se necessário, substitui-los.