O navegador Firefox recebe atualizações constantes, que servem tanto para trazer recursos novos quanto para melhorar o seu desempenho. Em sua versão de número 67, entretanto, o navegador ganhou uma nova função, que apesar de ser ótima para computadores com menos memória, atrapalha quem possui uma boa máquina.

O recurso em questão atua suspendendo as guias que não estão ativas no navegador, ou seja, ao trocar de abas, você recarregará as páginas, o que leva um tempo considerável. A seguir, veja como desabilitar o recurso de suspender guias automaticamente no Firefox.

Como desabilitar a suspensão automática de abas no Firefox

Diferente do que ocorre com algumas funções mais tradicionais, este novo recurso precisa ser desabilitado nos parâmetros do navegador, que não é acessado por seus menus convencionais. Confira o passo a passo para saber como prosseguir:

  1. Abra o navegador normalmente e acesse o endereço: about:config;

    Reprodução

  2. Na mensagem que surge, clique em “Eu aceito o risco!”;

    Reprodução

  3. Procure pelo seguinte item: browser.tabs.unloadOnLowMemory. Ao encontra-lo, dê um clique duplo no valor “true”;

    Reprodução

  4. Com o valor agora definido para false, reinicie o navegador.

    Reprodução

A partir deste momento, o Firefox não fará mais a suspensão das abas que não estão sendo exibidas. Caso o resultado seja diferente do esperado, basta você repetir os passos acima e retornar o valor da função alterada para “true”.

publicidade