O Windows 10 trouxe muitos recursos novos visando facilitar a vida de quem utiliza o sistema no dia-a-dia em mais de um computador. Por exemplo, uma de suas novas funções é capaz de sincronizar configurações do sistema para que ele funcione da mesma forma em um outro computador ao utilizar uma mesma conta da Microsoft.

Apesar de ser um recurso útil na maioria dos casos, o problema é que ele vem habilitado por padrão no Windows 10 e as vezes deixa uma máquina nova com uma configuração indesejada. A seguir, veja como desabilitar a sincronização de dados do Windows 10.

Importante

Existem dois métodos disponíveis no Windows que param a sua sincronização de dados. O primeiro não oferece qualquer risco e é uma função padrão do Windows. Enquanto isto, o segundo método mexe no registro do sistema e só é recomendado ser feito, caso a primeira configuração não surta o efeito necessário para você.

Como desabilitar a sincronização de dados do Windows 10

Assim como foi dito acima, o primeiro método é bem simples de ser realizado devido a ser uma função nativa do Windows 10, mas que só aparece após ele ter sido instalado. Confira como prosseguir:

publicidade
  1. Aperte junto as teclas “Win + I” para abrir a tela de “Configurações” do Windows 10 e entre em “Contas”;

    Reprodução

  2. Na nova janela, clique em “Sincronizar configurações”;

    Reprodução

  3. Desabilite os itens que não deseja sincronizar ou, caso prefira, desmarque a chavinha de “Configurações de sincronização” para desabilitar tudo.

    Reprodução

Como parar a sincronização de dados do Windows 10 pelo registro

Antes de prosseguir com esta segunda configuração, é recomendado que você faça o backup de seus arquivos importantes para evitar eventuais problemas. Dito isto, seguem os passos:

  1. Aperte junto as teclas “Win + R” e digite: regedit. Aperte “Enter”;

    Reprodução

  2. Pelo menu da esquerda, entre no caminho: HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\SettingSync\Groups. Ao chegar aqui, selecione uma das pastas referente ao item que deseja desativar;

    Reprodução

  3. Nele, dê um clique duplo em “Enabled”;

    Reprodução

  4. Coloque o valor “0”, clique em “Ok” e reinicie o computador.

    Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como parar a sincronização de dados do Windows 10 para máquinas diferentes.