O Windows 10 recebe atualizações constantes para aprimorar a segurança e oferecer acesso a novos recursos. Apesar de a maioria das atualizações trazer funções importantes, algumas têm efeito um pouco controverso, como a reserva de espaço em disco.

Essa função foi adicionada na atualização de maio do Windows 10 e, se estiver ativa pode fazer que um espaço de até 7GB do disco rígido seja destinado para futuras atualizações. A seguir, veja como habilitar ou desabilitar a função de reserva de espaço em disco no Windows 10.

Importante

Antes de prosseguir para o passo-a-passo abaixo, por se tratar de uma mudança que não é disponibilizada oficialmente, é recomendado que você faça um backup de seus arquivos importantes. Além disto, também é importante criar um ponto de restauração no sistema para facilitar a tarefa de restaurar o computador.

Como habilitar ou desabilitar a reserva de espaço em disco do Windows 10

Assim como foi dito acima, habilitar ou desabilitar este recurso requer um truque a ser feito no sistema, uma vez que não existe um local destinado para a função. Saiba como prosseguir:

publicidade
  1. Aperte junto as teclas “Win + R” e entre com o seguinte comando: regedit. Aperte “Enter”;

    Reprodução

  2. No “Editor de registros” do Windows, entre neste caminho: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\ReserveManager;

    Reprodução

  3. Dê um clique duplo em “ShippedWithReserves”;

    Reprodução

  4. Mude o seu valor para “0” deixando-a desabilitada;

    Reprodução

  5. Reinicie o computador.

Após você ter reiniciado o computador, o recurso já estará desabilitado e não salvará 7GB de seu HD para atualizações. Caso queira voltar a habilitar esta função, basta repetir as etapas exibidas acima e deixar o valor de registro em “1”. Além disto, é importante ressaltar que desabilitar ou habilitar esta função não altera o funcionamento do Windows Update, ou seja, você poderá continuar atualizado o sistema normalmente.