Para procurar um vídeo na internet, o primeiro site que vem à mente é o YouTube, que conta com diversos criadores de conteúdos para os mais variados assuntos. Ao navegar um pouco pela plataforma, o site ou seu aplicativo começa a exibir em sua página inicial vídeos que possam ser baseados em seu interesse, levando em consideração as buscas que você tem realizado dentro dele.

Apesar de tentar colocar algum conteúdo relevante para você, nem sempre isso é o que ocorre na prática. E, nesta semana, o aplicativo do YouTube para celulares com Android implementou um recurso controverso, que reproduz automaticamente os vídeos que estejam presentes na sua tela inicial. A boa notícia é que esta opção pode ser desabilitada. A seguir, veja como desabilitar a reprodução automática de vídeos dentro do YouTube:

publicidade
  1. Abra o aplicativo do YouTube e pressione o ícone que representa a sua conta;

    Reprodução

  2. Entre em “Configurações” e entre na opção “Reprodução automática”;

    Reprodução

  3. Agora, toque na opção “Reprodução automática na guia Início” e selecione “Desativada”;

    Reprodução

  4. Reinicie o aplicativo. 

Após o ajuste, os vídeos que aparecem na sua tela de início voltarão ao normal e permanecerão estáticos até você decidir reproduzi-los. Por padrão, esta opção está vindo habilitada automaticamente, apenas para redes Wi-Fi, mas ela pode ser incômoda principalmente em celulares com configurações modestas.

Outra dica é não habilitar a opção “Sempre ativada”. Ao fazer isto, mesmo que você esteja no plano de dados da operadora, os vídeos começarão a reprodução automática e isto pode ser bem prejudicial a sua franquia de dados.

publicidade

Pronto! Com esta configuração desabilitada vista acima, você não estará correndo o risco de iniciar a reprodução de algum vídeo indesejado ou por engano dentro do serviço do YouTube nos celulares. Por enquanto, durantes os testes realizados pelo Olhar Digital, esta opção foi encontrada apenas em aparelhos com o Android, mas ele deve chegar também para o iPhone nas próximas semanas, assim como está destacado no fórum oficial do YouTube e em seu Twitter.

-> YouTube: como baixar vídeos, ouvir música com a tela bloqueada e outras dicas!

publicidade