Como desabilitar a ferramenta de diagnósticos do Windows 10

Recurso habilitado por padrão no Windows 10 pode deixar o seu computador lento. Veja como desabilitá-lo.

No Windows 10, a Microsoft implementou mudanças drásticas no sistema tanto em sua parte visual, quanto no que diz respeito aos recursos e funções disponíveis. Apesar de possuir muitos recursos úteis, o problema do disco em uso no sistema operacional ainda incomoda seus usuários que não usam um SSD ou possuem pouca memória RAM.

Um destes recursos, por exemplo, é a ferramenta de diagnósticos, que apesar de servir para detectar algo errado no sistema, acaba acumulando processos deixando a máquina lenta. A seguir, confira como é o processo para desabilitar a ferramenta de diagnósticos do Windows 10:

Importante

Antes de prosseguir para o tutorial, é recomendado que você crie um ponto de restauração na máquina e que efetue o backup de seus principais arquivos, apenas para o caso de emergências. De toda forma, o processo explicado abaixo é reversível a qualquer momento.

Como desabilitar a ferramenta de diagnósticos

O processo a ser feito depende de dois comandos, ou seja, ele não realizado como uma configuração comum do Windows. Para realizá-lo, siga estes passos:

  1. No menu Iniciar, procure o “Prompt de comando” e execute-o como administrador;

    Reprodução
  2. Agora, entre com este comando: sc config "DiagTrack" start= disabled. Aperte “Enter”;

    Reprodução
  3. Ainda no Prompt de comando, entre com o seguinte código: sc stop "DiagTrack". Não se preocupe caso apareça uma mensagem de erro;

    Reprodução
  4. Reinicie o computador.

Agora, quando o computador for reiniciado este serviço não entrará mais automaticamente em funcionamento, o que deve ajudar a liberar recursos na máquina. Para ativar o recurso novamente, basta entrar no prompt de comando e executar o seguinte código: : sc config "DiagTrack" start= enabled.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como desativar este recurso não essencial do Windows para ganhar um pouco mais de performance no computador.

Compras na internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar




RECOMENDADO PARA VOCÊ