Ao utilizar a internet no celular sem uma conexão Wi-Fi ativa, você deve se atentar para não esgotar a franquia de dados e acabar com uma conexão limitada pelo resto do mês. Veja abaixo como definir limite de uso diário dos dados móveis no Android.

Para a realização desta tarefa será usado o aplicativo Datally, criado pelo Google. Os recursos a serem utilizados foram adicionados na atualização de ontem, 19. Dito isto, seguem os passos:

publicidade

Instalação e configuração do aplicativo

  1. Faça o download do Datally na Google Play. Caso já o possua, certifique-se que ele esteja atualizado;
  2. Quando abrir o aplicativo pela primeira vez, toque em “Primeiros passos”, conceda a permissão necessária e clique em “Abrir acesso ao uso”;

    Reprodução

  3. Na nova tela, selecione o “Datally” e habilite a opção “Permitir rastreamento de uso”;

    Reprodução

  4. De volta ao aplicativo, fica a seu critério enviar ou não relatórios de uso do aparelho para o Google. Então, selecione a operadora utilizada no celular.

    Reprodução

Limitando o uso de dados

publicidade

Agora que o aplicativo já está instalado e configurado, serão realizados os passos para limitar o quanto de dados poderão ser gastos da sua franquia por dia. Veja:

  1. Na tela inicial do aplicativo toque em “Limite diário”;

    Reprodução

  2. Defina um valor desejado e clique em “Definir um limite diário”;

    Reprodução

  3. Na mensagem que aparece, toque em “Ativar” e em “Permitir”;

    Reprodução

  4. Uma explicação aparecerá dizendo que o Datally funciona como uma VPN. Clique em “Ok”.

    Reprodução

Pronto! O Datally já está configurado para limitar o uso diário de dados móveis no aparelho. Caso queira desativá-lo, basta abrir o aplicativo, ir em “Limite diário > Desativar o limite diário”.

publicidade