Como corrigir o problema do alto consumo de CPU do Windows 10

Atualização para o Windows 10 aumentou o consumo de CPU deixando os computadores lentos. Veja como corrigir este problema!

A Microsoft atualiza de forma constante o Windows 10 para evitar que ele tenha brechas de segurança, além de adicionar novos recursos ao sistema. Por sua vez, as últimas atualizações para o sistema acabaram trazendo alguns problemas de performance e até mesmo bugs um pouco mais críticos.

Nesta semana, por exemplo, a atualização cumulativa do Windows 10 acabou afetando a performance de muitos de seus usuários, que começaram a ter gargalos na CPU, deixando os seus PCs lentos. A seguir, veja como resolver este problema de performance da última atualização do Windows 10.

Importante

Até o momento da publicação desta matéria, a Microsoft ainda não soltou uma atualização para a correção do problema. Desta forma, o processo demonstrado abaixo não é oficial, sendo recomendado fazer um backup de seus dados ou a criação de um ponto de restauração antes de segui-lo.

Como corrigir o problema de performance da última atualização do Windows 10

O problema de performance que ocorre devido a esta última atualização do Windows 10 se deve a um processo chamado “SearchUI.exe”, que é relacionado a Cortana e aos resultados do Bing no menu Iniciar. Assim, caso você não utilize estes recursos, basta seguir estes passos para desativá-los e diminuir o consumo de sua CPU. Veja:

  1. Aperte junto as teclas “Win + R” para abrir a janela do “Executar” e entre com este comando: regedit;

    Reprodução
  2. Pela coluna da esquerda, acesse este caminho: Computador\HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Search;

    Reprodução
  3. Agora, no lado direito, procure pela entrada “BingSearchEnabled” e dê um clique duplo nela;

    Reprodução
  4. Mude o seu valor para “1” e clique em “Ok”;

    Reprodução
  5. Reinicie o computador.

Após reiniciar o seu computador, a alteração que foi feita no registro do Windows tirará a busca do Bing do menu Iniciar e, caso este esteja sendo o seu problema por conta da atualização, o consumo de CPU deverá ser normalizado. Apesar disto, é preciso lembrar que uma futura atualização do Windows pode alterar este registro e fazer o problema retornar.

Caso esteja querendo habilitar novamente a busca do Bing no menu Iniciar, basta seguir novamente as etapas do tutorial deixando o “BingSearchEnabled” com o valor “0”.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como evitar o alto consumo de CPU, que foi causado pela última atualização do Windows 10.

Compras na internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar




RECOMENDADO PARA VOCÊ