É fato que temos o costume de carregar nossos smartphones apenas quando a bateria chega ao final ou, deixamos carregando à noite para pega-lo de manhã com 100% de carga. Embora não seja ruim, não é um procedimento recomendado, pois diminui a vida útil das baterias de íon de lítio, que é o tipo mais usado nos smartphones.

O ideal, para haja que tenha uma boa manutenção, é manter a bateria entre 40% e 80% de sua capacidade, mas, logicamente, isso implica estar sempre olhando o nível de carga, o que é inviável.

Felizmente, existem alguns aplicativos que permitem criar uma notificação com base na carga da bateria. Um deles é o TMK Battery Alarm. Você pode configurá-lo para receber uma notificação quando a carga estiver em 100% ou qualquer porcentagem, o que pode ser muito útil para saber quando está a 80% (ou 40%). E então basta tirar o telefone da tomada.

Hora de desligar o telefone

Configurar a notificação é muito simples. A página principal consiste em quatro colunas que mostram as seguintes informações (da esquerda para a direita):

publicidade
  • Porcentagem de bateria: mostra o nível de carga que ativará a notificação.

  • Alarme: ativa ou desativa a notificação.

  • Modo Autoplug: se você ativar esta opção, quando você colocar o telefone para carregar, o alarme será ativado automaticamente.

  • o Botão “Opções” altera o som da notificação.

Reprodução

Você pode escolher entre uma ou várias das configurações padrão, que vem em múltiplos de 10 (10% de carga até 100%). Como já mencionamos, o ideal é que, ao atingir 80 %, o alarme para essa opção esteja pronto. Em qualquer caso, você pode adicionar uma porcentagem personalizada, se desejar.

Para fazer isso, basta pressionar o botão “+” no canto superior direito e deslizar a barra até a porcentagem desejada. Em seguida, clique em “Adicionar” e então a notificação personalizada estará pronta para alertar quando chegar a carga chegar no nível desejado.

O aplicativo é totalmente gratuito e pode ser baixado do Google Play.

Faça aqui o Download do TMK Battery Alarm