As baterias de nossos smartphones se desgastam à medida que são usadas. E isso pode acelerar por culpa do processo contínuo de carregamento e descarregamento. Cada vez que uma bateria é descarregada 100%, ela completa um ciclo de descarga, sem a necessidade que o processo ocorra de uma única vez (isto é, sem a necessidade de descarregar completamente, mas adiciona-se o restante para completar os 100% entre as várias descargas).

O ciclo de vida de uma bateria depende de vários fatores, como temperatura e voltagem, mas a estimativa mais difundida é que uma bateria de lítio tenha uma duração de dois a três anos e 300 a 500 ciclos de carga. Já escrevemos algumas dicas de como fazer a bateria do smartphone durar mais e, hoje, ensinamos como obter o número exato de ciclos de carga em um celular – nesse caso, os da marca Samsung.

publicidade

Como está a saúde da bateria do seu smartphone Samsung?

Fazer a contagem dos ciclos de carga todo dia é simplesmente impossível e infelizmente o Android não faz isso por você. Embora aplicativos como o Charge Cycle Battery Stats deem uma força, é necessário instalá-lo desde o primeiro momento em que o telefone foi comprado, o que é algo bastante improvável. Mas, por sorte, a Samsung gerencia isso.

Os telefones da Samsung tem uma informação de consumo da bateria, uma informação bastante simples, que indica o nível em que está e capacidade da bateria. Mas se você usar o código especial *#0228# (discar pelo telefone mesmo) você terá algumas informações adicionais, mas ainda sem a contagem de ciclos. Para isso, você precisa de um aplicativo: o Phone Info, que pode ser baixado no Google Play .

publicidade

Depois de instalá-lo, você só precisa ir para a guia Pessoal e rolar para baixo completamente. Lá está o contador do ciclo de descarga da bateria.

Reprodução

publicidade

É o número real, assim como seu telefone registrou todas as cargas e descargas desde seu primeiro uso, portanto, mais confiável do que as estimativas de outros aplicativos. É exatamente como a Apple faz em seus produtos. Não sei por que todos os fabricantes não incluem esse gerenciamento em seus smartphones. Seria tão fácil saber se está na hora de trocar a bateria (se o modelo do aparelho permitir, claro).

Enfim, agora você pode fazer estimativas sobre a saúde da bateria e planejar se vale a pena trocar ou não. Em alguns modelos de smartphones da Samsung, a integridade da bateria também é incluída: uma porcentagem que indica o nível máximo que a bateria é capaz de atingir com relação à sua capacidade original.

publicidade

Download do Phone Info na Google Play