Hoje em dia para utilizar os serviços é cada vez mais comum, que você tenha que fornecer o número de seu telefone na hora do cadastro. O grande problema disto, além de receber ligações perturbadoras, que podem ser bloqueadas, é claro, também acaba sendo no recebimento de mensagens SMS, que acabam fazendo spam no seu celular.

Para remediar esta situação, alguns aparelhos celulares até contam com ferramentas nativas para o bloqueio destas mensagens, mas mesmo quem não tenha uma função para isto, felizmente, ainda pode recorrer a ferramentas de terceiros. A seguir, veja como evitar o spam de mensagens SMS no celular.

publicidade

Como fazer o bloqueio de spam de SMS no Android

Para quem utilizar um celular com Android, o tutorial a seguir utiliza um aplicativo que é desenvolvido pelo próprio Google, mas que não acompanha todos os aparelhos. Confira:

  1. Acesse a Google Play por este link e realize o download do Google Mensagens;
  2. Ao abri-lo pela primeira vez, o aplicativo solicita para se tornar o programa padrão para mensagens. Esta configuração é necessária para o processo, então, toque em “Definir como padrão”;

    Reprodução

  3. Caso apareça uma mensagem pedindo a confirmação do processo, toque em “Sim” e em “Ok”;

    Reprodução

  4. Já na tela principal do aplicativo, toque no ícone representado por “três pontos” e vá em “Configurações”;

    Reprodução

  5. Na nova tela, toque em “Avançadas” e entre em “Proteção contra spam”;

    Reprodução

  6. Deixe a chavinha de “Ativar a proteção contra spam” ativada.

    Reprodução

Caso você ainda receba alguma mensagem, que pode ser spam, também é possível denunciá-la para o Google. Para isto, basta seguir os passos ilustrados na imagem abaixo.

publicidade

Reprodução

Além da solução oficial do Google para o Android, na Google Play também existem programas capazes de lhe ajudar com o bloqueio do spam via SMS de forma bem similar. De destaque, podem ser citados para esta tarefa o Truecaller e o AntiNuisance.

publicidade

Como fazer o bloqueio do spam de SMS no iOS

Quem utiliza o iPhone, por sua vez, tem uma função nativa, que separa as mensagens de contatos desconhecidos, mas que não vem ativada por padrão. Para ativá-la, basta seguir estes passos:

  1. Entre nos “Ajustes” do iPhone e vá em “Mensagens”;

    Reprodução

  2. Toque em “Desconhecidas e Indesejadas” e habilite a chavinha de “Filtrar Remetentes Desconhecidos”.

    Reprodução

Caso prefira uma ferramenta mais completa e com mais opções, o Truecaller é uma boa alternativa gratuita, que está presente na App Store. Veja:

publicidade
  1. Acesse a App Store e realize o download do Truecaller;
  2. Ao abri-lo pela primeira vez, digite o seu número de telefone e toque em “Iniciar”;

    Reprodução

  3. Confirme se o seu número está correto e, estando de acordo com os termos de uso do aplicativo, toque em “Concordar e continuar”;

    Reprodução

  4. Entre com o número recebido via SMS e crie um perfil;

    Reprodução

  5. Na primeira tela, pode clicar em “Pular”. Ela é apenas necessária para caso queira bloquear as ligações indesejadas. Já na segunda tela, serão seguidas as instruções. Então, saia do “Truecaller”, vá em “Ajustes” e entre em “Mensagens”;

    Reprodução

  6. Toque em “Desconhecidas e Indesejadas” e habilite a chavinha do Truecaller. Na mensagem que surge, clique em “Ativar”;

    Reprodução

  7. De volta ao Truecaller, toque em “Conceder permissões”, em “Ok” e em “Permitir”. Agora, o Truecaller estará filtrando o Spam.

    Reprodução

Como fazer o bloqueio do spam de SMS de operadoras

Se você está recebendo apenas mensagens via SMS de operadoras, também existe uma forma de impedi-las sem ter que instalar nada. Para isto, basta responder o spam com um destes números:

  • VIVO – 457
  • Tim – 4112
  • Claro – 888
  • Oi – 55555

Pronto! Agora, você já sabe como impedir o spam de mensagens via SMS em seu celular com Android ou iOS (sistema do iPhone).