Como baixar o WhatsApp Beta e testar as novidades antes de todos

Confira como fazer para testar recursos novos do WhatsApp antes dos seus amigos, tanto no Android quanto no iPhone

Quem gosta de receber novidades antes da hora pode gostar da ideia de usar o WhatsApp Beta: a versão de testes do mensageiro que pertence ao Facebook costuma receber novos recursos e algumas outras pequenas mudanças antes da versão final, ou seja, você pode ter acesso a funcionalidades ainda não disponíveis para seus amigos.

Aplicativos que costumamos usar nos nossos celulares são consideradas versões estáveis desses softwares - ou seja, são programas que foram muito bem desenvolvidos e testados antes de serem liberados para usuários. Algumas vezes, desenvolvedores gostam de receber ajuda do público para saber o que fazer com o seu app, e é para isso que existem versões beta de softwares.

O Olhar Digital preparou um tutorial explorando como fazer para baixar e começar a usar o WhatsApp Beta no Android ou no iPhone. Apesar da ideia de receber novidades antes dos outros ser bastante atraente, é bom ressaltar que versão beta costuma conter bugs que podem inclusive impedir o funcionamento correto do app - portanto, se você quiser realmente usar o WhatsApp Beta, é bom estar preparado para eventuais falhas e travadas causadas por partes que ainda estão sendo aprimoradas pelos desenvolvedores.

Confira abaixo como fazer para instalar o WhatsApp Beta no Android e no iPhone:

No iPhone

Quem usa um celular da Apple pode fazer parte do programa beta do WhatsApp no iOS e testar novos recursos no iPhone antes dos outros de maneira bem simples; confira abaixo como fazer:

  1. Instale o aplicativo TestFlight no seu iPhone;
  2. Peça permissão para entrar no grupo de testes de aplicativos;
  3. Assim que você for redirecionado para a página do WhatsApp Beta, toque em "aceitar";

A partir daí, o WhatsApp instalado no seu celular vai começar a receber as atualizações de Beta, podendo receber recursos novos antes da maioria dos usuários comuns.

No Android

No caso do sistema operacional do Google, existem algumas maneiras diferentes de conseguir fazer parte do programa de testes. Selecionamos três métodos diferentes - é só escolher o que se encaixa melhor nas suas necessidades.

Método 1: o oficial

1. Abra a Google Play e procure pelo WhatsApp;

Reprodução

2. Desça até o final da página, encontre a opção “Seja um testador Beta” e clique em “Aceitar”. Na mensagem a seguir, toque em “Participar”;

Reprodução

3. Agora, será necessário aguardar alguns minutos até que a sua participação no programa beta seja aceita. Quando isto ocorrer, ao procurar o aplicativo na Google Play, você verá o termo “Beta” entre parênteses e a opção para fazer o download desta versão ao clicar em “Atualizar”.

Reprodução

Método 2: Caso o programa esteja cheio

O método mostrado acima é o mais convencional para entrar na fase de testes de qualquer aplicativo da Google Play, mas pode ser que ele lhe apresente a mensagem de que o limite de usuários para esta versão já tenha sido atingido. Se for este o caso, siga os passos a seguir para contornar o problema:

1.Acesse este link no navegador do Android e faça o login com a conta Google utilizada no aparelho;

2. Clique em “Participar dos testes”; 

Reprodução

3. Abra a Google Play, procure pelo WhatsApp Messenger (Beta) e toque em “Atualizar”.

Reprodução

Observação. Caso você esteja com o aplicativo aberto, feche e abra-o novamente para que a versão de testes entre em funcionamento. O uso do WhatsApp beta é gratuito, mas vale ressaltar que ele substitui a versão final que está instalada no aparelho.

Método 3: Download externo

Caso nenhum dos métodos acima funcione, a última solução pode ser fazer download direto do APK do WhatsApp Beta. Este arquivo pode ser baixado tanto no site oficial do aplicativo, que é o melhor método, como em repositórios confiáveis, como o APK Mirror. Lembre-se também de habilitar a instalação de apps a partir de fontes desconhecidas, que é indispensável para que tudo funcione.

1. Acesse a página de download do WhatsApp para Android e clique em "baixe agora";

Reprodução2. Aguarde até o fim do download e toque para baixar a notificação;

3. Na tela que aparece, toque em instalar e aguarde novamente;

Reprodução4. Toque em Abrir, se quiser iniciar o WhatsApp Beta;

Pronto! Agora você já como instalar o WhatsApp Beta no seu Android. Por se tratar de uma versão de testes, pode ser que alguns recursos experimentais apresentem erros ou mudanças até chegar na versão final. Se não quiser mais fazer parte do programa Beta do WhatsApp, basta acessar o link do primeiro passo deste tutorial, clicar na opção para deixar de ser um testador e fazer a reinstalação do WhatsApp normal.

-> WhatsApp: história, dicas e tudo que você precisa saber sobre o app!

Compras na internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar




RECOMENDADO PARA VOCÊ