Se você costuma jogar pelo computador, com certeza sabe da importância de manter uma alta taxa de FPS e também tem consciência de que isso nem sempre é possível, principalmente em games mais pesados e que exigem mais dos componentes gráficos do PC. Felizmente, há algumas coisas que podem ser feitas para aumentar a quantidade de frames por segundo.

Faça o update do driver da placa de vídeo

publicidade

Atualizar o driver da placa de vídeo pode influenciar diretamente no desempenho do hardware. Para fazer, isso vá em “Painel de Controle”, “Gerenciador de Dispositivos”, clique no dispositivo da sua placa e escolha a opção “Atualizar a placa de vídeo”.

Diminua a resolução

publicidade

Uma medida um pouco drástica, mas que com certeza vai garantir uma maior taxa de frames por segundo, é diminuir a resolução do game em questão. Se você usa um monitor Full HD com resolução 1920 x 1080 pixels, considere jogar em resoluções mais baixas.

Nas configurações do game, mude a resolução para 1366 x 768, ou até mesmo 1024 x 768. A imagem será comprometida, mas o jogo vai rodar de forma mais satisfatória.

publicidade

Softwares de optimização de desempenho

Por mais que você feche todos os programas quando vai rodar algum jogo, saiba que o Windows continua trabalhando em processos secundários, e isso exige que o computador reserve um pouco de sua força para tais tarefas. Ao utilizar softwares de optimização de desempenho, você consegue exigir que o PC foque sua atenção na tarefa que deseja e não gaste qualquer energia em outras ações.

publicidade

Algumas ferramentas que realizam esse tipo de trabalho e que são compatíveis com as principais versões do Windows são Razer, Cortex e também a atualização Creators Update. Os resultados, no entanto, podem não ser tão significativos.

Overclock

Alguns processadores oferecem a opção de overclock. Isso significa que, por um determinado período de tempo, o componente vai trabalhar com mais força do que normalmente pode. Seria como forçar o motor de um carro. Fazer o overclock a todo o momento não é recomendado porque pode, com o tempo, causar danos ao hardware. Mas é um recurso interessante que pode ajudar você a melhorar a qualidade de reprodução de alguns games.