Ao andar de um lugar para o outro com o celular, é bem comum que você acabe ficando em locais que não tenham redes Wi-Fi disponíveis. Desta forma, se você não desabilita o recurso do Wi-Fi em seu aparelho, é bem possível que a sua bateria acabe se esgotando mais rapidamente devido as buscas por sinais realizadas por ele.

No caso do Android, o sistema não possui muitas opções nativas para contornar este problema, mas felizmente é possível solucioná-lo de uma forma bem simples. A seguir, veja como fazer o Android ter a função de Wi-Fi desabilitada ou habilitada automaticamente em determinados horários.

publicidade

Como funciona

O processo realizado abaixo, apesar de envolver uma função do sistema, não requer que o Android tenha root. Além disto, mesmo após ter o seu Wi-Fi desligado, caso tenha necessidade, ele pode ser reabilitado quando preciso, ou seja, o app utilizado não lhe colocará quaisquer restrições.

Como fazer o Wi-Fi ser ligado ou desabilitado em determinado horário

O aplicativo utilizado no tutorial é bem simples de ser utilizado e você poderá definir mais de um horário por vez para que o seu Wi-Fi seja ligado ou desligado. Confira:

publicidade
  1. Acesse a Google Play e realize o download do Simple WiFi Timer – WiFi/Bluetooth Auto Scheduler;
  2. Em sua primeira execução, prossiga com a explicação de seu funcionamento e, na tela final, toque em “Operate Even During Sleep”;

    Reprodução

  3. Na tela principal do programa, toque no ícone do Wi-Fi e então no botão de “+”;

    Reprodução

  4. Agora, defina o que deve acontecer com a função do Wi-Fi conforme sugere a imagem abaixo e clique em “Done”. Já de volta a tela inicial do programa, habilite a chavinha que fica ao lado do horário.

    Reprodução

Pronto! Agora, basta aguardar o horário definido para que você tenha a função do Wi-Fi habilitada ou desabilitada automaticamente.