Ao utilizar o celular fora de casa, é bem comum que você acabe utilizando os seus dados móveis para navegar na internet e acessar diversos sites. O grande problema nesta situação, é claro, fica por conta de sua franquia, que pode ser esgotada rapidamente devido ao grande número de elementos a serem carregados nas páginas acessadas.

Por sua vez, o Google Chrome, o navegador padrão do Android e agora ele está implementando um novo recurso que ajuda a reduzir o consumo do plano de dados, chamado de “modo básico”. A seguir, veja como ativar este recurso para economizar o seu plano de dados para navegar na internet no Android.

publicidade
  1. Acesse a Google Play e realize o download do Chrome em sua última versão;
  2. Abra o Chrome normalmente e toque no botão representado por “três pontos”;

    Reprodução

  3. Entre em “Configurações” e deslize a tela para baixo até o final dela;

    Reprodução

  4. Toque no “Modo Lite” e habilite a sua chavinha.

    Reprodução

A partir deste momento, quando você estiver utilizando a internet através do seu plano de dados no celular, o Chrome automaticamente usará servidores para que a sua conexão seja mais rápida, carregando os itens essenciais das páginas. Além disto, para saber o quanto você anda economizando com o recurso, é possível ir onde você o ativou e conferir os detalhes.

Reprodução

publicidade

Pronto! Agora, você já sabe como deixar habilitado o modo “Lite” do Chrome para economizar em seu plano de dados. Antigamente, o Google já tinha este recurso para o Chrome com o nome de “Economia de dados”, entretanto, esta nova versão dele, apesar de parecida, traz algumas novidades e melhorias. Inclusive, o modo Lite já deve vir ativado por padrão para quem já utilizava o modo anterior de “Economia de dados”.