Entre as novidades que chegarão nos próximos meses ao navegador Chrome para Android são as sugestões contextuais. É um recurso que mostra artigos e notícias semelhantes aquelas que estamos lendo ou pesquisando no momento.

Essa função já foi ativada na versão 73 do Chrome para desenvolvedores e também no Chrome Canary, mas já pode ser usada na atual versão estável do Chrome (versão 71) em poucos passos.

publicidade

Para ativar as sugestões contextuais temos que entrar no Chrome e digitar o comando chrome: // flags. Em seguida, pesquisar a palavra Suggestions. Agora, é preciso descer a tela até encontrar o recurso experimental chamado Contextual Suggestion Button. Mude, então, a opção para Enable e depois no botão Relaunch Now (figura abaixo).

Reprodução

publicidade

A partir disso, assim que o Chrome reiniciar, um ícone novo aparecerá ao lado do campo de digitação de endereços web (figura abaixo). Ao clicar nele, uma janela abre com sugestões de conteúdos semelhantes aos que estávamos acessando.

Reprodução

publicidade

O botão de sugestões não aparece a todo momento, pois o navegador precisa de um tempo para analisar o que estamos lendo e buscando para poder listar conteúdos parecidos. O assunto pode ser de um mesmo site ou não, isso vai depender de quanto tempo você fica navegando. É um bom recurso para agilizar nossas pesquisas de um determinado assunto quando precisamos de várias fontes de informação.