Ao começar a navegar na Internet, é bem comum que você se esqueça ou deixe de fechar as abas no seu navegador. No caso de estar utilizando o Google Chrome, por sua vez, a configuração padrão do navegador pode acabar consumindo bastante memória da máquina, mesmo que você deixa apenas a aba aberta e não esteja nela de fato.

Para amenizar este problema, o Google Chrome possui um recurso que consegue fazer com que abas abertas, mas que não estejam em uso, acabem desativadas e diminuam o consumo de memória. A seguir, veja como habilitar a configuração de descartar abas do Chrome que não estão em uso.

publicidade

Como ativar o recurso de descartar abas do Chrome automaticamente

O recurso a ser ativado está disponível na versão estável do Chrome, entretanto, assim como algumas outras configurações, ele precisa ser habilitado manualmente nos parâmetros do navegador. Confira como usá-lo:

  1. Abra o navegador normalmente e entre neste endereço: chrome://flags;

    Reprodução

  2. Agora, procure por “Discard”;

    Reprodução

  3. Nos dois itens que aparecem, troque o seu valor para “Enabled”;

    Reprodução

  4. Após ter mudado o valor, não se esqueça de clicar em “Relaunch now”.

    Reprodução

Após você ter realizado as mudanças, você não deverá notar alterações na interface do navegador, uma vez que o processo afeta apenas a forma dele gerenciar as abas. O que você deverá notar, de fato, é que, ao retornar para uma aba, o navegador agirá como se estivesse recarregando o site, uma vez que ele “paralisou” a página para ela deixar de consumir memória.

publicidade

Pronto! Agora, você já sabe como utilizar o recurso do Chrome de descartar abas automaticamente. Caso você não goste das mudanças feitas pela alteração, basta acessar o mesmo menu onde as opções foram ativadas e trocar o seu valor para “Default” ou “Disabled”.