O Android é um sistema operacional bastante inteligente e consegue inclusive prever algumas coisas que você vai querer saber, ou recursos que podem ser ativados antes de você perceber que precisa deles.

Selecionamos algumas dessas coisas que a plataforma do Google consegue fazer para ajudar a sua vida. Confira as quatro dicas abaixo para deixar o seu Android mais esperto:

Smart Lock

O Smart Lock é bem útil para você não precisar ficar desbloqueando o aparelho sempre que quiser usar. Você pode definir para ele se manter desbloqueado quando estiver no seu bolso, ou quando estiver em um lugar confiável (como a sua casa), ou próximo a algum dispositivo confiável (como um dispositivo Bluetooth), ou quando reconhecer a sua voz.

publicidade

Para ativá-lo, vá até as “Configurações” do Android e depois entre em “Segurança” e “Smart Lock”. Depois é só seguir os passos que aparecem na tela.

Google Now

O Google Now ainda existe e pode te ajudar em algumas coisas. Se ele souber onde você mora, pode dar indicações de trânsito, horário de saída para o trabalho, entre outras coisas.

Para definir essas tarefas, abra o Google Now e toque no botão do menu, no canto superior esquerdo da tela. Depois, vá até “Personalizar” e, na área “Lugares”, coloque o endereço da sua casa e o de trabalho. Assim, o Google Now vai detectar onde você está e qual é o melhor caminho para você ir ou para o trabalho ou para casa.

Economia de bateria

Bateria é um problema grave em quase todo smartphone, e são poucos os que conseguem aguentar um dia inteiro sem problemas. Para minimizar os transtornos de ficar sem bateria quando você mais precisa, o Android tem recursos de economia que podem ser ativados em momentos específicos – como, por exemplo, quando resta apenas 15% da carga.

Para ativar o recurso, entre em “Configurações”, depois “Bateria”, “Economia de Bateria” e “Ativar Automaticamente”.

Modo não perturbe

O Android pode ser configurado para desativar som e notificações em momentos específicos do dia, como durante a noite para não atrapalhar o seu sono. Mas não só isso.

Entre em “Configurações”, depois em “Som” e “Não Perturbar”. Na opção “Regras Automáticas”, você pode escolher quando o recurso vai ser ativado por conta própria – como quando uma reunião estiver marcada na agenda do Google, ou durante o seu horário de almoço, por exemplo.