Atualmente, ao usar qualquer sistema e principalmente a internet nele, é quase inevitável que você tenha preocupação com as suas ações e dados que ficam contidos neles. Isto, é claro, por questões de privacidade, que envolvem o risco do vazamento de informações pessoais.

Já no sistema do Android, todas as suas ações feitas na Google Play ou em aplicativos instalados acabam registradas em um tipo de histórico, que trará registros como um download feito ou a abertura de um app, por exemplo. Felizmente, é possível contornar esta situação, ao menos de forma manual. A seguir, veja como apagar o histórico de aplicativos ou baixados na Google Play para obter mais privacidade:

O método a ser utilizado

Para realizar a tarefa acima será utilizada uma função disponibilizada pelo próprio Google. Este recurso em questão pode ser acessado tanto no celular, é claro, quanto pelo computador com algumas pequenas diferenças.

publicidade

No celular

O processo realizado no Android é o mais simples de ser feito, uma vez que você já tem o login realizado no aparelho. Confira como fazer:

  1. Abra o menu de “Configurações” do Android e entre em “Google”;

    Reprodução

  2. Na nova tela, clique em “Conta do Google” e entre na guia “Dados e personalização”;

    Reprodução

  3. Em “Controles de atividade”, toque em “Atividade na Web e de apps. Ao entrar nele, basta desmarcar a opção “Atividade na Web e de apps” e as outras opções que estão na parte de baixo da tela.

    Reprodução

Feito isto, os aplicativos não devem mais armazenar seu histórico de atividades, entretanto, ainda é necessário realizar mais uma etapa para apagar as ações que já estão armazenadas pelo Google. Confira:

  1. Na mesma tela do último passo acima, toque em “Gerenciar histórico” e toque no ícone representado por “Três pontos”;

    Reprodução

  2. Escolha a opção “Selecionar”, marque os itens que deseja apagar e toque no ícone representado por uma “Lixeira”. Na mensagem que surge, toque em “Ok”.

    Reprodução

Além do método para selecionar os itens exibido acima, ao invés da opção “Selecionar”, você pode optar por outros itens que lhe ajudem a achar uma atividade indesejada para apagá-la.

No computador

Para realizar estas etapas no computador, o processo é bem simples também, sendo na verdade até parecido com o do Android. Veja:

  1. Acesse este link e realize o login com a sua conta Google;
  2. Ao encontrar um item que você deseja apagar, basta clicar no ícone representado por “três pontos” e ir em “Excluir”.

    Reprodução

Pronto! Desta forma, você já sabe como apagar o seu histórico de atividades em apps ou até mesmo evitar que ele seja gerado com o Android.

-> Google: história, curiosidades e tudo que você precisa saber sobre o buscador!