Ao utilizar o celular, independentemente de seu sistema, você precisa carregar a bateria dele todo dia para levá-lo de um lado para o outro. Mesmo sendo um processo bem natural e simples de ser realizado, sempre é bom tomar algumas precauções para evitar qualquer problema, como deixar o celular esquentar ou até mesmo evitar que a bateria fique viciada.

Por padrão, os sistemas oferecem apenas alguns relatórios de uso da bateria, mas não trazem outras informações mais completadas para que você tenha acesso a informações importantes delas.

A seguir, veja como saber mais sobre a saúde da bateria do seu celular.

Android

No Android, para realizar a tarefa mencionada acima existem alguns aplicativos gratuitos, que trazem diversas funcionalidade, sendo a maioria delas relacionada a bateria do aparelho. Veja abaixo como obter um destes apps e como configurá-lo:

publicidade
  1. Acesse a Google Play e realize o download do aplicativo “Alarme Carga Completa e roubo”;
  2. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, clique em “Okay” nas mensagens e selecione uma conta de e-mail para ser usada no programa. Ela pode ser útil para recuperar o acesso ao programa, caso você defina uma senha para ele;

    Reprodução

  3. Na mensagem das “Permissões”, toque em “Okay” e então e conceda as permissões necessárias;

    Reprodução

  4. Agora, conecte o celular ao carregador e clique em “Alarme de carga” deixando o seu ícone com a cor azul.

    Reprodução

Neste momento, o celular já deverá exibir uma notificação ao ter a sua carga completa, mas ainda é possível personalizar alguns itens a mais. Confira:

  1. Toque no ícone representado por “Três linhas” e vá em “Configurações”;

    Reprodução

  2. Ao entrar em “Som”, você pode trocar o toque do alarme, definir o tempo de duração dele e outros itens.

    Reprodução

Caso você note que o seu celular está esquentando, também é possível definir um alarme para quando a bateria atingir uma temperatura alta. Veja:

  1. Na tela inicial do aplicativo, toque no ícone representado por “Três linhas” e vá em “Configurações” novamente;
  2. Toque no ícone conforme está destacado na imagem abaixo e selecione uma temperatura. Por padrão, a maioria dos aparelhos tem a temperatura da bateria em torno de 30°-35° Celsius, assim, coloque a notificação para um valor acima de 40° C.

    Reprodução

Além desta opção exibida acima, ainda na tela de “Configurações”, você também pode escolher uma notificação para quando a sua bateria estiver com pouca carga. Por fim, outra função importante do programa que pode ajudar você a descobrir como anda a bateria, é através do seu histórico de carregamento. Ele pode ser acessado em um simples passo:

  1. Na tela inicial do programa, toque no ícone representado por “Três linhas” e vá no “segundo item”.

    Reprodução

Conforme você vê na imagem acima, o aplicativo consegue identificar quanto de carga foi dada por cada carregamento feito no celular. Desta forma, você sabe se o celular está mantendo uma média ou se a bateria está se deteriorando, lembrando sempre de diferenciar as cargas feitas pela porta USB do carregador, já que a quantia de energia fornecida por elas deve variar. O aviso fica por conta dos erros de traduções, mas que não afetam o funcionamento das funções.

iPhone

Por algumas limitações do sistema iOS e da plataforma da Apple, não é possível obter um relatório e um sistema de notificações tão completo quanto no Android. Alguns aplicativos até trazem funções do tipo, mas seus dados acabam não sendo claros ou precisos. Por sua vez, nativamente, no próprio sistema, você pode apenas conferir um relatório da saúde da bateria assim como indica a imagem abaixo.

Reprodução

Além da dica acima, graças a algumas novidades que surgiram no iOS 12 é possível ao menos criar um alerta para saber quando a bateria acabou de ser carregada ou quando ela está ficando com a carga baixa, o que pode ser útil para diversas situações. Veja:

  1. Acesse a App Store e realize o download do “Atalhos”;
  2. Feito isto, abra o Safari no celular e entre neste link para obter o atalho que lhe notificará quando a bateria estiver carregada. Na mensagem que aparece, clique em “Obter atalho”.

Para saber quando a bateria está com a carga baixa, também é utilizado um “atalho”, que pode ser obtido neste link. Caso você esteja utilizando pela primeira vez o “Atalhos” no celular, talvez seja necessário clicar nos links duas vezes para que apareça a opção “Obter atalho”.