Quem tem um celular rodando Android 6.0 Marshmallow ou uma versão mais nova do sistema pode não saber, mas existe um recurso quase escondido no software que permite ao usuário acessar a pesquisa do Google a partir de qualquer tela e com apenas um toque.

Trata-se do Google Now on Tap, uma ferramenta de pesquisa contextual que traz o Google à tona em qualquer lugar do seu smartphone. Qual é o diferencial desse recurso? Com ele, você não precisa abrir o app de pesquisas do Google, digitar seus termos e esperar a resposta.

publicidade

Basta tocar e manter pressionado o botão de Início do seu aparelho (seja ele físico, como os da Samsung, ou digital, como os da Motorola) e esperar que o Google entenda, sozinho, o que você está buscando.

Digamos, por exemplo, que você esteja combinando de ir ao cinema com um amigo. O convite surgiu numa conversa pelo Messenger e você não faz ideia do que se trata o filme que ele sugeriu. Não precisa minimizar a janela do app, abrir o Google e digitar o nome do filme. Basta manter pressionado o botão de Início do seu smartphone e o Google se encarrega do resto.

publicidade

Reprodução

Na demonstração acima, o Google não só compreendeu, sozinho, que “Poesia sem Fim” é o nome de um filme como entendeu que é isso o que eu estava querendo pesquisar. Tudo automaticamente. A única coisa que eu precisei fazer foi pressionar por alguns segundos o botão de Início e esperar. A partir do card que surge na tela, você pode também ver um trailer do filme no YouTube.

publicidade

O Google Now on Tap funciona em vários outros contextos. Imagine que você esteja ouvindo uma música bacana no Spotify e queria também ver o clipe dela. Não precisa pausar, minimizar o Spotify, abrir o YouTube, digitar o nome da música, selecionar o vídeo certo e tudo o mais. Basta, novamente, manter o botão de início pressionado e deixar que o Google faça tudo por você.

Reprodução

publicidade

Outro uso possível é o de descobrir as direções para um local. Imagine que você tenha visto uma foto legal no Instagram tirada em um museu que você nunca visitou. Basta usar o Now on Tap para que o Google traga um card de informações para você sobre aquele museu, incluindo coordenadas no Google Maps e até o número de telefone se você quiser ligar.

Reprodução

O Google Now on Tap é certamente um dos recursos mais interessantes do Android, mas, infelizmente, ele está quase indo embora do sistema. Isso porque, desde o lançamento do Google Assistente (um software que responde a comandos de voz, como a Siri, do iPhone), o botão de Início dos smartphones tem sido reservado para ele, e não para o Now on Tap.

Quem já recebeu o Assistente, por exemplo, não consegue mais usar o Now on Tap. No Brasil, por enquanto, são poucos os dispositivos que já usam o novo software devido ao obstáculo que é a língua portuguesa. Se você ainda não foi atualizado, vale a pena continuar aproveitando o Now on Tap para pesquisas contextuais enquanto ainda há tempo.