O mês de novembro é marcado pela Black Friday, em que muitas lojas físicas e online lançam promoções para que os consumidores obtenham seus produtos com grandes descontos. Apesar de isto funcionar bem em muitas lojas, neste mês é necessário que você tome alguns cuidados antes de realizar uma compra pensando em estar fechando um bom negócio.

Para que você faça a sua compra com segurança e tenha certeza que não terá dores de cabeça, o Olhar Digital preparou um guia do que deve ser verificado na hora da compra em uma Black Friday. Confira:

Lista do Procon

Pagar por um produto e não o receber ou ficar sem o suporte da loja após uma compra, são apenas uma das complicações enfrentadas por muitas pessoas na internet. Felizmente, para ajudar, o Procon divulga todo ano uma lista de lojas da internet que são confiáveis ou não para se realizar uma compra.

publicidade

Além do site do Procon, outra boa opção a ser verificada também é o ReclameAqui. Apesar de ter um funcionamento diferente, nele você encontra a taxa de reclamação dos consumidores em relação a uma empresa. Desta forma, se uma empresa por lá estiver com uma baixa reputação, isto pode não ser um bom indício.

Verificando e comparando os preços

Outra prática bastante comum por parte das lojas, também ficam nas alterações de preço, que ocorrem perto da data da Black Friday. Às vezes, você encontrará um produto na lista de descontos, mas é preciso saber se realmente este foi o melhor preço dele naquela loja ou, até mesmo, se ele está mais barato em outro site. Veja como obter uma extensão no seu navegador para esta tarefa:

  1. Acesse o site do Olhar Digital Ofertas;
  2. Na página, clique no botão correspondente para adicionar a extensão ao seu navegador. No tutorial, está sendo utilizado o Firefox;

    Reprodução

  3. Clique em “Adicionar ao Firefox” e, na mensagem, em “Adicionar”.

    Reprodução

Depois da extensão do Olhar Digital Ofertas estar instalada, fica fácil fazer estas verificações mencionadas acima. Confira:

  1. Acesse a página do produto que você deseja em uma loja;
  2. Na página do produto, note que uma barra foi adicionada na parte superior do site;

    Reprodução

  3. Para saber o histórico de seu preço, clique na opção “Gráfico”;

    Reprodução

  4. Já para ver o preço do mesmo produto em outras lojas, clique em “Comparar preços”.

    Reprodução

Caso você não opte por fazer a compra neste momento, uma boa solução também é utilizar a função “Quer pagar quanto?”. Através dela, você define um preço que você quer pagar e recebe a notificação quando o produto estiver nesta condição especificada.

Se atente ao frete

Além das dicas mencionadas acima, a questão do frete é muito importante. Nas grandes lojas digitais, geralmente as suas opções se resumirão ao envio normal, que demora mais tempo ou, a entrega expressa, geralmente feita por Sedex e com um prazo bem menor.

Entretanto, ao ver produtos em lojas menos conhecidas, é necessário sempre verificar esta informação com cautela. Na internet, não é incomum achar produtos em sites brasileiros, mas que na verdade são importados e tem o envio feito de forma internacional. Assim, o que era para ser uma compra normal, pode ter um prazo que se estende até por meses.

Outras precauções

Além das dicas dadas acima, também é sempre bom tomar alguns cuidados extras com as formas de pagamento que os sites oferecem. Por exemplo, ao entrar em um site em que você queira realizar a compra com um cartão de crédito, sempre opte por opções de pagamentos que já sejam conhecidas. Assim, nunca insira as informações do seu cartão de crédito diretamente em um site que não aparente ter segurança.

Outra questão a se ficar atento, é no protocolo que o site utiliza para segurança. Antigamente, o protocolo HTTP era uma das poucas opções para se navegar, mas hoje o HTTPS é bem mais seguro e, sempre que houver a possibilidade, opte por sites que o utilizam. No caso de dúvidas, ao utilizar navegadores como o Chrome ou Firefox, toque no ícone do cadeado ao lado de seu endereço para ver se a conexão é segura ou não. Assim, opte pelos sites que lhe oferecem conexões seguras.

Reprodução

Por fim, sempre aguarde para fazer a compra em seu computador pessoal e em uma conexão que você conheça. Procure evitar utilizar conexões Wi-Fi públicas, pois na maioria das vezes elas possuem vulnerabilidades, que podem fazer com que seus dados acabem expostos.