O Ubuntu é uma das distribuições mais populares do Linux e, a cada versão lançada, os seus utilizadores ganham novos recursos que melhoram o sistema. No dia de 18 de outubro, por sua vez, foi lançada a versão 18.10 do Ubuntu, chamada de Cosmic Cuttlefish.

Para saber se a nova versão vale a pena ou tem algo que lhe interessa, o Olhar Digital elaborou uma lista com as principais novidades desta versão do sistema. Confira:

Novo Gnome

A maioria das novidades presentes no Gnome 3.30, que acompanha o Ubuntu 18.10, são melhorias de performance. Entretanto, novas ferramentas para busca de arquivos, um leitor de arquivos web e melhorias na ferramenta de gravação de tela são alguns de seus destaques.

publicidade

Mais mudanças no visual

Além das leves alterações presentes no Gnome, um tema que estava sendo desenvolvido faz um tempo pela comunidade do Ubuntu ficou pronto para esta versão. Chamado de Communitheme, ele altera algumas cores e elementos do ambiente gráfico para uma experiência mais agradável aos seus usuários.

Reprodução

Mudanças no kernel

Alguns notebooks, anteriormente, tinham problemas com a autonomia da bateria ao utilizar o Ubuntu. Graças a mudanças realizadas no kernel, os itens que não estão em uso ficam em um modo de energia “baixo”, assim HDs e outros periféricos não acabarão tão rapidamente com a sua bateria.

Além da melhoria para notebooks, os computadores normais, é claro, também se beneficiam de outras novidades. A versão 4.18 do kernel traz melhorias de performance para quem possui placas dedicadas da AMD ou NVIDIA, além de otimização no controle do clock das CPUs.

Suporte a desbloqueio por impressões digitais

Já não é de hoje que notebooks ou até mesmo computadores de determinadas marcas trazem um leitor de impressões digitais, mas o Ubuntu, até então, não fazia um uso otimizado destes itens. Agora, na versão 18.10, o sistema conta com opções nativas para que a máquina possa ser desbloqueada com alguns destes leitores.

Suporte a dispositivos para uso da tecnologia DLNA

A tecnologia DLNA é muito utilizada para fazer o streaming de vídeos de um aparelho para SmartTVs ou monitores que a suportem. Agora, o Ubuntu tem um recurso nativo que permite a você reproduzir vídeos do seu computador diretamente nestes aparelhos de forma fácil.

Outras novidades

Acima, você conferiu as principais novidades do Ubuntu 18.10, mas além destes itens mencionados, existem algumas outras funções que também são bem-vindas. Veja quais são:

  • Firefox e LibreOffice atualizados para a última versão estável;
  • VeraCrypt integrado ao sistema para fazer a criptografia de arquivos nativamente;
  • Instalação do sistema mais rápida;
  • Suporte aprimorado para a instalação de programas via pacotes Snap.

Demais distribuições do Ubuntu

Junto com a versão tradicional que vem com o ambiente gráfico do Gnome, algumas distribuições do Ubuntu que vem com outras opções já estão disponíveis. Confira quais são:

Estas foram as principais novidades que você precisa saber sobre a última versão do Ubuntu. A distribuição finalmente atendeu ao trazer recursos que eram solicitados por sua comunidade fazia um certo tempo.