Ao fazer a instalação de um sistema operacional, é preciso levar em consideração uma série de itens que dizem a respeito as configurações de seu computador. Por exemplo, se você utiliza um computador mais antigo ou com um SSD de baixa capacidade de armazenamento, o tamanho do sistema pode acabar sendo um entrave.

Por sua vez, a próxima atualização do Windows 10 fará com que apenas esse pacote do sistema operacional acabe ocupando 32 GBs de espaço em disco. Se você está preocupado com esta atualização ou se esse é o motivo que faltava para trocar de sistema, confira abaixo esta lista do Olhar Digital que traz 5 distribuições Linux que ocupam pouco espaço no seu HD.

publicidade

Tiny Core

Uma das distribuições mais populares para sistemas antigos, mas que também possui suporte para computadores novos é o Tiny Core. Ela foi selecionada para esta lista devido ao seu tamanho excepcional de apenas 16 MB, que se deve ao da plataforma ser modular, ou seja, você acaba adicionando apenas os itens que você quer ao sistema.

Reprodução

publicidade

Para utilizá-la, entretanto, fica o aviso: você precisará ter uma conexão a internet, de forma que os programas e outros itens delas possam ser obtidos conforme a sua necessidade. Se esta ideia modular acaba lhe assustando, outra opção é utilizar a sua versão Core Plus, que ocupa 106 MB de espaço e já vem com alguns programas básicos instalados. Por sua vez, a versão “Core” do sistema só é recomendada para usuários avançados, uma vez que ela não traz um ambiente gráfico.

Elive

Esta pequena distribuição tem como foco principal usuários de computadores pessoais, sendo que um de seus destaques fica por conta do seu próprio ambiente gráfico. Este, por sinal, lembra até mesmo o Mac OS, devido ao dock de ícones presente na parte inferior da tela.

publicidade

Reprodução

O sistema leva como base a distribuição do Debian, o que lhe garante um bom acervo de programas e comandos para o terminal que você já deve conhecer. O Elive precisa de apenas 700 MB de espaço em disco para ser instalado e 128 MB de memória RAM.

publicidade

Peppermint

A distribuição Peppermint acaba ocupando um pouco mais de espaço do que as opções listadas acima, sendo que até mesmo o seu funcionamento é um pouco diferente do convencional. Por padrão, o sistema acaba vindo com alguns aplicativos básicos como navegador instalado, mas o seu grande diferencial fica para a utilização de aplicativos Web, que não acabarão ocupando espaço em disco, a não ser pelos arquivos criados por você neles.

Reprodução

Este sistema leva o Ubuntu como base para o seu funcionamento e ainda possui suporte a processadores 32 e 64 bits. Para instalá-lo é necessário ter ao menos 4 GB livres em disco.

SliTaz

Mais uma distribuição que tem um método de funcionamento bem peculiar. O arquivo ISO do SliTaz pesa cerca de 30 MB e quando ele dá o boot no computador, o sistema roda de forma completa na memória RAM do computador.

Reprodução

Além deste funcionamento diferente, é preciso lembrar que o SliTaz utiliza mídias removíveis para que você possa salvar arquivos. Desta forma, você não acaba perdendo os dados do computador quando precisar reiniciá-lo.

ArchBang

A última distribuição desta lista é uma opção bem completa, que conta até mesmo com o já famoso ambiente gráfico Openbox. Diferente do Arch Linux tradicional, esta distro já vem praticamente pronta para uso e tem a sua instalação facilitada com uma interface gráfica.

Reprodução

Para fazer a instalação do Archbang, é preciso que você tenha em torno de 700MB livres de espaço em disco.